“Of course i’m happy”: an analysis of Animal farm (Orwell, 1945) and Fahrenheit 451 (Bradbury, 1953) dystopian modernity

Autores

  • Davi Silva Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26605

Palavras-chave:

Animal Farm (ORWELL, 1945), Fahrenheit (BRADBURY, 1953), Distopia.

Resumo

*“É claro que sou feliz”: uma análise da modernidade distópica de Animal farm (Orwell, 1945) e Fahrenheit 451 (Bradbury, 1953)*

Utopias e distopias, trazendo aos leitores possibilidades distintas de futuro, sempre nos ofereceram ferramentas para repensar a sociedade.
Isto porque, apesar dos textos estarem inseridos em seus devidos contextos, eles são também empoderados com a possibilidade de dar forma à novos contextos – a literatura é informada e informa a realidade, operando como receptáculo e resposta à comoções sociais e políticas. Tendo isto em mente, este estudo analisa como Animal Farm (ORWELL, 1945) e Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1953) reagem aos epistemes com os quais nós, leitores, viemos equipados. O que ambas novelas demonstram é que existe a possibilidade de aceitação e de subversão – isso quando estamos cientes que a segunda opção é de fato factível. Abordando questões como a alienação dos sujeitos e a ausência de suas habilidades críticas para interagir socialmente de maneira frutífera em vistas de alterar sua condição, as duas narrativas nos dão indicações da arena política para a qual discursos literários podem ser trazidos. Afinal, pensar politicamente acerca de produções literárias pode até ser uma opção, mas o fato de que a literatura consiste, por si só, em uma instituição política não é.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Silva Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2010); Bacharelado em Tradução em Língua Inglesa pela mesma instituição (2011); e Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGI/2014). Atualmente é Doutorando na área de Teoria, Crítica e História da Tradução na mesma instituição (PGET/2016). Seus principais interesses estão voltados para os seguintes temas: Tradução Literária e/ou Literatura Traduzida, Literatura em Língua Inglesa, Literatura e Ecocrítica, Literatura e Resistência, Literatura Utópica e Diatópica, Crítica Literária Marxista, O Riso na Literatura, Literatura Canadense e Literatura Comparada.

Referências

ARISTOTLE. Aristotle Poetics. Ed. D.W. Lucas. Oxford: Oxford University Press, 1968.

ATWOOD, Margaret. Oryx & Crake. New York: O.W. Toad, Ltd, 2003.

______. Writing Oryx and Crake. New York: Random House, 2003.

BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. London: Beacon Press, 1958.

BAUMAN, Zygmunt. Consuming Life. UK: Cambridge University Press, 2007.

BEAULIEU, Jean. The Role and Representation of Nature in a selection of English- Canadian Dystopian Novels. Quebec: Université Laval, 2006.

BRADBURY, Ray. 1945. Fahrenheit 451: A Novel. USA: Simon & Schuster, 2013.

COLE, Amanda. In Retrospect: Writing and Reading Oryx and Crake. Philament: Online Journal of Arts and Culture, University of Sydney, v. 7, n. 12, 2015.

COLLINS, Suzanne. The Hunger Games. UK: Scholastic Press, 2010.

DARVISH, Bran; MOHAMMADREZA, George. N. From Utopian Dream to Dystopian Reality: George Orwell's Animal Farm a Case Study. American Journal of Scientific Research, v. 10, n. 18, p.

-106, Dec. 2011.

DERRIDA, Jacques. Acts of Literature. London: Routledge, 1992.

EAGLETON, Terry. Literary Theory: An Introduction. London: Blackwell Publishing, 2010.

______. Marxism and Literary Criticism. London: Routledge Classics, 2012.

ECO, Umberto. The Role of the Reader: Explorations in the Semiotics of Texts. USA: Indiana University Press, 1984.

FEENBERG, Andrew. Alternative Modernity: The Technical Turn in Philosophy and Social Theory. USA: University of California Press, 1995.

FOUCAULT, Michel. (1976). The History of Sexuality: An Introduction Reissue Edition. UK: Vintage, 1990.

FREDRIC, Jameson. The Political Unconscious: Narrative as a Socially Symbolic Act. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. 1981.

FUNCK, Susana Bornéo. The impact of Gender on Genre: Feminist Literary Utopias in the 1970s. Florianópolis: PPGI, 1998.

GALEANO, Eduardo. Open Veins of Latin America. Translated by Cedric Belfrage. New York: Monthly Review Press, 1997.

GLOVER, John. Human/Nature: Ecological Philosophy in Margaret Atwood’s Oryx And Crake. English Studies in Africa, v. 2, n. 52, p. 50-62, Aug. 2009.

GOLDING, William. Lord of the Flies. London: Routledge, 1954.

GONÇALVES, Davi. Snowball vs. Snowman: A dystopian bridge between George Orwell’s Animal Farm and Margaret Atwood’s Oryx & Crake. Pensares em Revista, v. 3, n. 2, p. 153-168, jan./jun. 2013.

HARVEY, David. Spaces of hope. Edinburg UP, March, 2000.

______. The enigma of capital and the crisis of capitalism. Profile Books, 2010.

KENNAN, Ashley. Hidden meanings in Animal Farm and Fahrenheit 451. Percy Julian Middle School Journal, v. 4, n. 3, p. 5-20, Illinois: Oak Park, Jan. 2014.

LACAN, Jacques. The Mirror Stage as Formative of the Function of the I as Revealed in Psychoanalytic Experience. In: LEICH, Vincent et al. The Norton Anthology of Theory and Criticism. New York: W. W. Norton & Company, 2001. p. 187-223.

MARQUES, Eduardo. I sing the body dystopic: Utopia and posthuman corporeality in P.D. James’s The Children of Men. Revista Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 32, n. 2, July/Dec. 2013.

MERCHANT, Carolyn. Reinventing Eden: The Fate of Nature in Western Culture. New York: Routledge, 2003.

MICHAUD, Nicolas. The Hunger Games and Philosophy. New Jersey: John Wiley & Sons. Hoboken, 2012.

MORE, Thomas. 1516. Utopia. Cambridge: Simon & Brown, 2010.

ORWELL, George. Animal Farm. New York: Barron's Educational Series, 1984.

PASOLD, Bernadette. Utopia vs. Satire in English Literature. Florianópolis: PPGI, 1999.

PLATO. (380 BC). The Republic. London: Penguin Classics, 2008.

RODDIS, Melissa. Someone Else’s Utopia: The Eco-Posthuman Utopia of Margaret Atwood’s Oryx and Crake. Writing Technologies, v. 5, n. 6, Feb. 2013.

SCHOPENHAUER, Arthur. The Horrors and Absurdities of Religion. London: Penguin Books, 1970.

STEBLE, Janez. New Wave Science Fiction and the Exhaustion of the Utopian/Dystopian Dialectic. Slovenia: University of Ljubljana Faculty of Arts, 2011.

SZEMAN, Imre. Literature on The Periphery of Capitalism: Brazilian Theory, Canadian Culture. Florianópolis: Revista Ilha do Desterro, v. 40, n. 1, p. 25-42, jan./jun. 2001.

TILLEY, Hellen. Utopia/Dystopia: Conditions of Historical Possibility. USA: Princeton University Press, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Culture and Materialism, Cardiff: Verso Radical Thinkers Series, 2005.

WOLF, Christina; NORRIS, Christopher. The Cambridge History of Literary Criticism: Twentieth-Century Historical, Philosophical and Psychological Perspectives. UK: Cambridge University Press, 2008.

YOUNG, Chris. From Nowhere: Utopian and Dystopian Visions of our Past, Present, and Future. Toronto: Thomas Fisher Rare Book Library, 2013.

YOUNGS, Tim. The Cambridge Introduction to Travel Writing. UK: Cambridge University Press, 2013.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Gonçalves, D. S. (2018). “Of course i’m happy”: an analysis of Animal farm (Orwell, 1945) and Fahrenheit 451 (Bradbury, 1953) dystopian modernity. Letrônica, 10(2), 850–865. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26605