Sobre a relação entre escola/teoria e mundo/prática na perspectiva cosmopolítica em Kant

  • Leandro Shigueo Araújo (UFU); Victor Fernandes Travaglia (UFU) Universidade Federald e Uberlândia
Palavras-chave: Direito Político, Immanuel Kant, Teoria e Prática.

Resumo

O trabalho teórico em filosofia pode se associar com a prática do filósofo? Se há essa possibilidade, como deve o filósofo fazê-lo? Em termos mais gerais, o que vale na teoria filosófica também vale para a prática? Neste trabalho pretendemos especificar este problema e dar respostas a essas questões com base nos escritos de Immanuel Kant.

Aspiramos esclarecer como Kant concebe a função prática à teoria desenvolvida no campo acadêmico (escola), fundamentando sua perspectiva no foco cosmopolita que todo cidadão racional deve exercer. Além disso, pretendemos mostrar como o próprio Kant nos fornece um exemplo dessa associação entre teoria e prática nos campos moral, político e cosmopolítico.

Desse modo, dividiremos o trabalho da seguinte maneira: na primeira parte, explicaremos a noção que Kant tem de filosofia e da função dupla que o filósofo possui, além de associarmos e justificarmos os pares escola e mundo com teoria e prática; nas partes seguintes, mostraremos como o filósofo alemão mostra em casos concretos essa associação no campo moral, político e cosmopolítico; por fim, concluiremos com respostas às questões supracitadas.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Shigueo Araújo (UFU); Victor Fernandes Travaglia (UFU), Universidade Federald e Uberlândia
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia
Publicado
2014-06-13
Como Citar
Victor Fernandes Travaglia (UFU), L. S. A. (UFU);. (2014). Sobre a relação entre escola/teoria e mundo/prática na perspectiva cosmopolítica em Kant. Intuitio, 7(1), 112-124. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.1.15197
Seção
Artigos