A dicotomia fato-valor e seu colapso: um estudo a partir de Hilary Putnam

  • Carlos Roberto Bueno Ferreira (PUCRS) PUCRS
Palavras-chave: Dicotomia fato-valor, Hilary Putnam, entrelaçamento fato-valor, Amartya Sen, abordagem das capacidades.

Resumo

O presente artigo busca analisar a dicotomia entre fato e valor. A separação do que é meramente fático-objetivo do que é valorativo-subjetivo é resultado de uma progressão histórica fundada numa série de teorias que se opõe entre si, remontando ao embate entre Descartes e Hume (racionalismo e empirismo). Contudo, esta dicotomia é criticada por Hilary Putnam que defende a existência de um entrelaçamento de fatos e valores. Neste artigo buscar-se-á demonstrar o perigo de se defender o ideal de uma ciência livre de valores éticos e sociais. Finalmente, para poder demonstrar de uma maneira mais tangível o entrelaçamento entre fato e valor, utilizar-se-á a crítica à teoria econômica clássica feita por Amartya Sen, que tenta levar em conta que a economia também é uma ciência humana que lida com fatores éticos complexos os quais não podem ser reduzidos simplesmente a números e estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Bueno Ferreira (PUCRS), PUCRS
Atualmente, cursa o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de concentração "Ética e Filosofia Política" e linha de pesquisa "Estado e teorias da justiça". Na mesma instituição, integra os grupos "Pesquisa Interdisciplinar em Teoria da Justiça e Cultura Política", coordenado pelos Professores Nythamar de Oliveira e Thadeu Weber e" Lógicas de Transformação: críticas da Democracia", coordenado pelos professores Norman Roland Madarasz e Ricardo Timm de Souza. Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Especialização em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura Federal (2010). É advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil/RS sob o n.74778. Interessa-se por questões relacionadas ao Direito, à Justiça e à Democracia.
Publicado
2014-06-13
Como Citar
Bueno Ferreira (PUCRS), C. R. (2014). A dicotomia fato-valor e seu colapso: um estudo a partir de Hilary Putnam. Intuitio, 7(1), 67-78. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2014.1.14803
Seção
Artigos