“Candeia. Luz da Inspiração”

Política cultural, memória e identidades no Brasil dos anos de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.41750

Palavras-chave:

Políticas culturais, Identidades, Memórias, Samba, Ditadura

Resumo

O presente artigo, distanciando-se das abordagens que tratam política cultural estritamente como política de Estado, analisa, durante o período de distensão política da ditadura militar, os diferentes vetores tensionados em torno das apropriações do popular como representações do nacional, confrontando o documento oficial, Política Nacional de Cultura, às redes de relações e pertencimentos estético-político-ideológicos que informam a atuação de Hermínio Belo de Carvalho frente ao Departamento de Música Popular (DMP) da Fundação Nacional de Arte. Para tanto, elejo o Projeto Lúcio Rangel e a escrita da monografia Candeia. Luz da inspiração como estudo de caso, livro de autoria de João Baptista Vargens, publicado pela Fundação. 

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Biografia do Autor

Tania da Costa Garcia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Franca, SP, Brasil.

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP Brasil. Professora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em Franca, SP, Brasil.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Garcia, T. da C. (2022). “Candeia. Luz da Inspiração”: Política cultural, memória e identidades no Brasil dos anos de 1970. Estudos Ibero-Americanos, 48(1), e41750. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2022.1.41750

Edição

Seção

Dossiê: Políticas culturais: projetos, atores e circuitos