Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2

Autores/as

  • Aline Casagrande Rosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6498-5898
  • Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8075-5256

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Palabras clave:

Leitura em L1 e L2, Gosto pela leitura, Quantidade de leitura, Estratégias de leitura, Metacognição

Resumen

Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre a quantidade e o gosto por leitura em primeira (L1) e segunda língua (L2) e o uso de estratégias metacognitivas de leitura de adolescentes. Para tanto, 114 participantes completaram dois questionários, que abordavam, além de outros fatores, a quantidade e o gosto pela leitura. Além disso, eles preencheram o Inventário de Consciência sobre Estratégias Metacognitivas de Leitura (MARSI) (MOKHTARI; REICHARD, 2002), com vistas a captar dados do quanto eles utilizam estratégias leitoras. A análise de correlação executada mostrou, entre outros resultados, que quanto mais os alunos gostam de ler, mais eles tendem a utilizar estratégias leitoras. Além disso, observou-se mais correlações positivas entre o uso de estratégias e a quantidade de leitura na L2 do que o quanto os alunos leem na L1. Implicações psicolinguísticas e pedagógicas sobre esses achados são discutidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Casagrande Rosso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

É graduada em Letras e mestra em Educação pela UNESC. É doutoranda do PPG em Letras da UFRGS, na linha de Psicolinguística, e realizou doutorado-sanduíche na University of Texas at El Paso. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: ROSSO, A. C.; PEREIRA, A. K. P.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B.. A relação entre leitura em L2 e funções executivas: o que diz a literatura. Cadernos de Linguística (ABRALIN), v. 2, n. 4, 2021. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021. v2.n4.id442.

Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

A Profa. Dra. Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes é PhD em Psicologia Cognitiva pela University of Texas at El Paso. Atualmente, é docente permanente do PPG em Letras da UFRGS, onde atua na linha de Psicolinguística. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: RIGATTI, P. C.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B. Relações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2. Cadernos de Letras (UFPEL), v. 35, p. 45-58, 2019. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17350.

Citas

ACOSTA, Karen. The reading comprehension strategies of second language learners: a Spanish-English study. Dimension, p. 57-85, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1214282.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

AFFLERBACH, Peter et al. Reading: what else matters besides strategies and skills? The Reading Teacher, [s.l.], v. 66, n. 6, p. 440-448, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/TRTR.1146. Acesso em: 14 nov. 2023.

BAKER, Linda; BROWN, Ann L. Metacognitive skills and reading: Technical report No. 188. Washington: Center for the Study of Reading, 1980. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED195932.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BILICI, Özlem Utku; SUBAŞI, Gonca. EFL Learners’ Metacognitive Awareness of Global Reading Strategies and L2 Reading Comprehension Skills: The Efficacy of Reciprocal Teaching. The Reading Matrix, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 170-185, 2022. Disponível em: https://www.readingmatrix.com/files/29-xsxk2f3g.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação/CAPES. Periódicos. 2020. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?. Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação; INEP, 2023. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_down-load/2017/ResumoTecnico_Ideb_2005-2017.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.

BREVIK, Lisbeth M. Explicit reading strategy instruction or daily use of strategies? Studying the teaching of reading comprehension through naturalistic classroom observation in English L2. Reading and Writing, [s.l.], v. 32, p. 2281-2310, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-019-09951-w. Acesso em: 18 ago. 2023.

BUSBY, Nicole Louise. Comparing first and second language reading: the use of metacognitive strategies among Norwegian university students. Acta Didactica Norge, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 1-26, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5617/adno.5579. Acesso em: 18 ago. 2023.

CARRELL, Patricia L. Metacognitive awareness and second language reading. The Modern Language Journal, [s.l.], v. 73, n. 2, p. 121-134, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1989.tb02534.x. Acesso em: 18 ago. 2023.

CASAPONSA, Aina; CARREIRAS, Manuel; DUÑABEITIA, Jon Andoni. How do bilinguals identify the language of the words they read? Brain Research, [s.l.], v. 22, n. 1624, p. 153-166, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.brainres.2015.07.035. Acesso em: 18 ago. 2023.

CASTILLO, Alexander Izquierdo; BONILLA, Sonia Jiménez. Building up autonomy through reading strategies. Teacher’s Personal Development, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 67-85, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/profile.v16n2.39904. Acesso em: 18 ago. 2023.

CHRISTENSEN, Larry B.; JOHNSON, R. Burke; TURNER, Lisa A. Research methods, design, and analysis. 20. ed. Essex: Pearson Education, 2015.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

FINGER, Ingrid; BRENTANO, Luciana; FONTES, Ana Beatriz Arêas da Luz. Neurociências, psicolinguística e aprendizagem de línguas adicionais: um diálogo necessário no contexto da educação do século 21. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 197-220.

FRIESEN, Deanna C.; HAIGH, Corinne A. How and why strategy instruction can improve second language reading comprehension: a review. The Reading Matrix: An International Online Journal, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1062&context=edupub. Acesso em: 18 jan. 2023.

GERBER, Regina Márcia; TOMITCH, Lêda Maria Braga. Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes na geração de inferências? Acta Scientiarum, Maringá, v. 30, n. 2, p. 139-147, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.6001. Acesso em: 18 ago. 2023.

GODOY, Elena; DIAS, Luzia Schalkoski. Psicolinguística em foco: linguagem – aquisição e aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.

GROSJEAN, François. Bilingualism: a short introduction. In: GROSJEAN, François; LI, Ping. The psycholinguistics of bilingualism. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012. p. 5-25.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KIM, Kyung Ja. Reading motivation in two languages: an examination of EFL college students in Korea. Reading and Writing, [s.l.], v. 24, n. 8, p. 861-881, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-010-9229-z. Acesso em: 18 ago. 2023.

KINTSCH, Walter. Comprehension: A paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2011.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 15. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.

KOVÁCS, Gabriella. Reading strategies, reading comprehension, and translation. Philologica, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 55-67, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.2478/ausp-2018-0013. Acesso em: 18 ago. 2023.

LAPKOSKI, Graziella Araújo de Oliveira. Do texto ao sentido: teoria e prática de leitura em língua inglesa. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

LIU, Jing. L1 use in L2 vocabulary learning: facilitator or barrier. International Education Studies, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 65-69, 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1058022.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

MARIAN, Viorica et al. Costs and benefits of native language similarity for non-native word learning. In: PRIOR, Anat; DEGANI, Tamar; WODNIECKA, Zofia (ed.). Modulators of cross-language influences in learning and processing. Lausanne: Frontiers Media, 2022. p. 51-64. Disponível em: https://www.frontiersin.org/research-topics/12710/modulators-of-cross-language-influences-in-learning-and-processing. Acesso em: 18 jan. 2023.

MINGUELA, Marta; SOLÉ, Isabel; PIESCHL, Stephanie. Flexible self-regulated reading as a cue for deep comprehension: evidence from online and offline measures. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, [s.l.], v. 28, n. 5, p. 721-744, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-015-9547-2. Acesso em: 18 ago. 2023.

MIWA, Koji et al. Reading English with Japanese in mind: effects of frequency, phonology, and meaning in different-script bilinguals. Bilingualism: Language and Cognition, [s.l.], v. 17, n. 3, p. 445-463, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1366728913000576. Acesso em: 18 ago. 2023.

MOKHTARI, Kouider; REICHARD, Carla A. Assessing students’ metacognitive awareness of reading strategies. Journal of Educational Psychology, [s.l.], v. 94, n. 2, p. 249- 259, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1037/00220663.94.2.249. Acesso em: 18 ago. 2023.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011.

OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão de leitura: teoria e prática. Tradução: Adail Sobral. São Paulo: Hogrefe, 2017.

ÖLMEZ, Funda. An investigation into the relationship between L2 reading motivation and reading achievement. Procedia: Social and Behavioral Sciences, [s.l.], v. 199, p. 597-603, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.561. Acesso em: 18 ago. 2023.

PAIVA, Maria da Graça Gomes. Os desafios (?) do ensinar a ler e a escrever em língua estrangeira. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011. p. 127-140.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Desenvolvendo a habilidade de leitura. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010. p. 129-148.

PEREIRA, Vera Wannmacher; SCLIAR-CABRAL, Leonor. Compreensão de textos e consciência textual: caminhos para o ensino nos anos iniciais. Florianópolis: Insular, 2012.

PERFETTI, Charles A. Reading Ability: Lexical Quality to Comprehension. Scientific Studies of Reading, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 357-383, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10888430701530730. Acesso em: 18 ago. 2023.

PERFETTI, Charles A.; HART, Leslie. The lexical quality hypothesis. In: VERHOEVEN, Ludo; ELBRO, Carsten; REISTMA, Pieter (ed.). Precursors of Functional Literacy. Amsterdam; Philladelphia: John Benjamins Publishing Company, 2002. p. 189-213.

PULIDO, Diana; HAMBRICK, David Z. The virtuous circle: Modeling individual differences in L2 reading and vocabulary development. Reading in a Foreign Language, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 164-190, 2008.

SANTOS, Denise. Ensino de língua inglesa: foco em estratégias. São Paulo: Disal, 2013.

SCHIEFELE, Ulrich et al. Dimensions of reading motivation and their relation to reading behavior and competence. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 47, n. 4, p. 427-463, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/RRQ.030. Acesso em: 18 ago. 2023.

SCHIEFELE, Ulrich; LÖWEKE, Sebastian. The nature, development, and effects of elementary students’ reading motivation profiles. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 53, n. 4, p. 405-421, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.201. Acesso em: 18 ago. 2023.

SCHOLL, Ana Paula; FINGER, Ingrid. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, [s.l.], v. 2, n. 21, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451671020. Acesso em: 18 jan. 2023.

SERRA, Joan; OLLER, Charles. Estratégias de leitura e compreensão do texto no ensino fundamental e médio. In: TEBEROSKY, Ana et al. (org.). Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 35-44.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

SOUZA, Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: Núcleo de Publicações CED, 2012.

TOPPING, Keith James; SAMUELS, S. Jay; PAUL, Terry. Does practice make perfect? Independent reading quantity, quality, and student achievement. Learning and Instruction, [s.l.], v. 17, p. 253-264, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2007.02.002. Acesso em: 18 ago. 2023.

TROYER, Margaret et al. Relations among intrinsic and extrinsic reading motivation, reading amount, and comprehension: a conceptual replication. Reading and Writing, [s.l.], v. 32, n. 5, p. 1197-1218, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-018-9907-9. Acesso em: 18 ago. 2023.

VASSEUR, Marie-Thérèse. Aquisição de L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In: RÉ, Alessandra del (org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 85-111.

WOELFER, Sidnei Werner; TOMITCH, Lêda Maria Braga; PROCAILO, Leonilda. Working memory, metacognition, and foreign language reading comprehension: a bibliographical review. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 54, n. 2, p. 263-273, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32314. Acesso em: 18 ago. 2023.

YAPP, Deborah; GRAAFF, Rick de; BERG, Huub van der. Effects of reading strategy instruction in English as a second language on students’ academic reading comprehension. Language Teaching Research, [s.l.], v. 27, n. 6, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1362168820985236. Acesso em: 18 ago. 2023.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Casagrande Rosso, A., & Arêas da Luz Fontes, A. B. (2023). Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2. Letrônica, 16(1), e44408. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Número

Sección

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES