A tradução de sintagmas nominais
Um estudo experimental
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44261Palabras clave:
Tradução, sintagma nominal, Psicolinguística, primingResumen
Investigamos como é realizada a tradução de sintagmas nominais com relação de posse entre substantivos por estudantes brasileiros com inglês como língua estrangeira, já que essa estrutura pode ser representada sintaticamente de formas diferentes no português e no inglês. Nossa pesquisa envolveu 20 participantes falantes de português brasileiro como língua materna e de inglês como segunda língua. O experimento tinha pré-teste, tarefa de tradução e pós-teste, aplicados no software PsyToolkit (STOET, 2010, 2017); teste de conhecimento de vocabulário de língua inglesa; e questionário biográfico e linguístico. Os resultados apontaram que os participantes foram capazes de utilizar mais vezes a mesma estrutura sintática das traduções prime na produção de suas traduções, assim como em Resende, Cowan e Way (2020) e Maier (2008) nas tarefas de tradução. As análises estatísticas no RStudio, por meio do Modelo Linear Misto Generalizado e do Modelo Linear Misto, mostraram que houve redução do custo no processamento da língua inglesa no pós-teste. Estas conclusões podem indicar que houve aprendizagem implícita da estrutura sintática pesquisada e que a tradução pode ser uma boa ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, especialmente quando se trata de aspectos gramaticais.
Palavras-chave: Tradução; sintagma nominal; Psicolinguística; priming.
Descargas
Citas
ANTÓN, Éneko; DUÑABEITIA, Jon Andoni. Better to be alone than in bad company: cognate synonyms impair Word learning. Behavioral Sciences, Basel, v. 10, n. 123, 2020.
ATKINSON, David. Teaching monolingual classes. London: Longman, 1993.
BARIK, H. C. A description of various types of omissions, additions and errors of translation encountered in simultaneous interpretation. Meta, Montreal, v. 16, n. 4, p. 199-210, 1971.
BATES, Douglas; MÄCHLER, Martin; DAI, Bin. lme4: Linear Mixed-Effects Models Using S4 Classes. RPackageversion0.999375-42, 2023. Disponível em: https://cran.r-project.org/web/packages/lme4/lme4.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
BOCK, Kathryn. Syntactic persistence in language production. Cognitive Psychology, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 355-387, 1986.
BOHUNOVSKY, Ruth. A tradução no ensino de línguas: vocabulário, gramática, pragmática ou consciência cultural? Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 50, n. 1, p. 205- 217, 2011.
BRANIGAN, Holly P.; GIBB, Catriona L. Structural priming. In: GROOT, Annette M. B.; HAGOORT, Peter (ed.). Research Methods in Psycholinguistics and the Neurobiology of Language: a practical guide. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. p. 130-150.
BRANIGAN, Holly P. et al. Syntactic alignment between computers and people: the role of belief about mental states. In: ALTERMAN, Richard; KIRSH, David (ed.). Proceedings of the 25th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2003. p. 186-191.
CHANG, Franklin et al. Structural priming as implicit learning: a comparison of models of sentence production. Journal of Psycholinguistic Research, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 177-192, 2000.
CHURCH, Barbara; FISHER, Cynthia. Long-term auditory word priming in preschoolers: implicit memory support for language acquisition. Journal of Memory and Language, [S. l.], v. 39, p. 523-542, 1998.
COWAN, Benjamin R. et al. Voice anthropomorphism, interlocutor modelling and alignment effects on syntactic choices in human-computer dialogue. International Journal of Human-Computer Studies, [S. l.], v. 83, p. 27-55, 2015.
DAM, Helle V. On the option between form-based and meaning-based interpreting: the effect of source text difficulty on lexical target text form in simultaneous interpreting. The Interpreters’ Newsletter, [S. l.], v. 11, p. 27-55, 2001.
DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In: DEL RÉ, Alessandra (org.). Aquisição da Linguagem: uma abordagem Psicolinguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p. 13-44.
FERREIRA, Victor S.; BOCK, Kathryn. The functions of structural priming. Language and Cognitive Process, [S. l.], v. 21, n. 7-8, p. 1011-1029, 2006.
HARRIS, Brian. The importance of natural translation. Working Papers on Bilingualism, Toronto, v. 12, p. 96-114, 1977.
HWANG, Heeju; SHIN, Jeong-Ah. Cumulative effects of syntactic experience in a between and a within language context: evidence for implicit learning. Journal of Memory and Language, [S. l.], v. 109, dez. 2019.
JAEGER, T. Florian; SNIDER, Neal E. Alignment as a consequence of expectation adaptation: syntactic priming is affected by the prime’s prediction error given both prior and recent experience. Cognition, [S. l.], v. 127, n. 1, p. 57-83, 2013.
JESUS, Daniela Brito de. The Effect of L2 Proficiency on the Declarative and Procedural Memory Systems of Bilinguals: a psycholinguistic study. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
KUPSKE, Felipe Flores; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; LIMA JUNIOR, Ronaldo Mangueira. Introdução a pesquisas de sons não nativos. In: KUPSKE, Felipe Flores; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; LIMA JUNIOR, Ronaldo Mangueira (org.) Investigando os sons de línguas não nativas: uma introdução. Campinas: ABRALIN, 2021. p. 15-40.
LAVAULT, Elisabeth. Fonction de la Traduction en Didactique des Langues. 2. ed. Paris: Didier Érudition, 1985.
LONG, Mike. Problems with supposed counter-evidence to the critical period hypothesis. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, Herndon, v. 43, n. 4, p. 287-317, 2005.
LÖRSCHER, W. The translation process: methods and problems of its investigation. Meta, Montreal, v. 50, n. 2, p. 597-608, 2005.
MAIER, Robert M. Structure Interference from the Source Language: a psycholinguistic investigation of syntactic processes in non-professional translation. 2008. 313 f. Thesis (Doutorado em Psicolinguística) – University of Edinburgh, Edimburgo, 2008. Disponível em: https://era.ed.ac.uk/bitstream/handle/1842/3406/R%20Maier%20PhD%202009.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 jul. 2022.
MIRANDA, Daniele Lima. A tradução de sintagmas nominais por bilíngues com Inglês como L2. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
PICKERING, Martin J.; FERREIRA, Victor S. Structural priming: a critical review. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 134, n. 3, p. 427- 459, 2008.
PILOTTI, Maura; BEYER, Tim. Perceptual and lexical components of auditory repetition priming in young and older adults. Memory & Cognition, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 226 – 236, 2002.
RESENDE, Natália; COWAN, Benjamin; WAY, Andy. MT syntactic priming effects on L2 English speakers. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE EUROPEAN ASSOCIATION FOR MACHINE TRANSLATION, 22., 2020. Proceedings […]. Lisboa: European Association for Machine Translation, 2020. p. 245-253.
SALLES, Jerusa Fumagalli de; JOU, Graciela Inchausti de; STEIN, Lílian Milnitsky. O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 11, n. 1, p. 71-80, 2007.
SCHOONBAERT, Sofie; HARTSUIKER, Robert J.; PICKERING, Martin J. The representation of lexical and syntactic information in bilinguals: evidence from syntactic priming. Journal of Memory and Language, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 153-171, 2007.
SOUZA CORRÊA, Elisa Figueira. A língua materna e a tradução no ensino-aprendizagem de língua não materna: uma historiografia crítica. Orientador: Maria Paula Frota. 2014. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2014.
SOTO, Marije; MANHÃES, Aline Gesualdi. Morphological priming resists language and modality switching in late Dutch-Brazilian Portuguese bilinguals. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 1717-1766, 2017.
STOET, Gijsbert. PsyToolkit: A software package for programming psychological experiments using Linux. Behavior Research Methods, [S. l.], v. 42, n. 4, p. 1096-1104, 2010.
STOET, Gijsbert. PsyToolKit: a novel web-based method for running online questionnaires and reaction-time experiments. Teaching of Psychology, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 24-31, 2017.
TOASSI, Pamela Freitas Pereira. Investigating Lexical Access in Multilinguals: a study on the processing of English as L3. 2016. 252 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
TOASSI, Pamela Freitas Pereira; MOTA, Mailce Borges. Semantic priming effects and lexical access in English as L3. Gragoatá, Niterói, v. 23, n. 46, p. 354-373, 2018.
TOOLEY, Kristen M.; TRAXLER, Matthew J. Implicit learning of structures occurs in parallel with lexically mediated syntactic priming effects in sentence comprehension. Journal of Memory and Language, [S. l.], v. 98, p. 59-76, 2018.
TOOLEY, Kristen M.; TRAXLER, Matthew J. Syntactic priming effects in comprehension: a critical review. Language and Linguistic Compass, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 925-937, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Letrônica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.