A leitura de palavras no bilinguismo sob o viés do modelo de dupla rota: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26427Palabras clave:
Bilinguismo, Leitura, Modelo de dupla rota.Resumen
A leitura envolve múltiplos processos interdependentes e, segundo o modelo de dupla rota, tal habilidade se dá basicamente por duas vias, a fonológica e a lexical. Ler na língua materna (L1) requer um aprendizado sistemático e é um grande desafio justamente por conta dos múltiplos processos envolvidos. Ao aprender uma segunda língua (L2), novos elementos (fonológicos, lexicais e ortográficos) são introduzidos na leitura, exigindo novas habilidades do falante. Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar as rotas de leitura preferencialmente utilizadas por indivíduos bilíngues, na L1 e na L2, e as variáveis que influenciam sua utilização. Para isso, foram selecionados artigos científicos publicados nos últimos 10 anos em diferentes bases de dados, incluindo estudos de neuroimagem. Após a pesquisa foi possível verificar que, assim como em sujeitos monolíngues, são múltiplos os fatores que influenciam a estratégia de leitura utilizada por sujeitos bilíngues, sendo a transparência ortográfica da língua e a proficiência do leitor os principais elementos. Compreender os fatores que influenciam a habilidade leitora de sujeitos bilíngues é importante para o desenvolvimento de novas estratégias que facilitem tanto o ensino como a aprendizagem de língua adicional, bem como auxiliar na recuperação de línguas de um bi/multilíngue.Descargas
Citas
BAKHTIARI, Reyhaneh; BOLIEK, Carol; CUMMINE, Jaqueline. Investigating the contribution of ventral-lexical and dorsal-sublexical pathways during reading in bilinguals. Frontiers in human neuroscience, v. 8, p. 507, July 2014.
BIALYSTOK, Ellen. Bilingualism: The good, the bad and the indifferent. Bilingualism: Language and Cognition, v. 12, n. 1, p. 3-11, 2009.
BUETLER, Karin A. et al. Balanced bilinguals favor lexical processing in their opaque language and conversion system in their shallow language. Brain and Language, v. 150, p. 166-176, 2015.
BUETLER, Karin A. et al. Language context modulates reading route: an electrical neuroimaging study. Frontiers in Human Neuroscience, v. 8, p. 1-16, Feb. 2014.
COLTHEART, M.; RASTLE, K.; PERRY, C.; LANGDON, R.; ZIEGLER, J. DRC: A dual route cascaded model of visual word recognition and reading aloud. Psychological Review, v. 108, n. 1, p. 204-256, 2001.
COLTHEART, M. Dual route and connectionist models of reading: an overview. London Review of Education, v. 4, n. 1, p. 5-17,
CHERODATH, S.; SINGH, N. C. The influence of orthographic depth on reading networks in simultaneous biliterate children. Brain and Language, v. 143, p. 42-51, 2015.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura – como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
DAS, T. et al. Neuroimaging reveals dual routes to reading in simultaneous proficient readers of two orthographies. NeuroImage, v. 54, n. 2, p. 1476-1487, 2011.
DE LEÓN RODRÍGUEZ, Diego et al. The impact of language opacity and proficiency on reading strategies in bilinguals: An eye movement study. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1-14, May 2016.
DE LEÓN RODRÍGUEZ, Diego et al. The modulation of reading strategies by language opacity in early bilinguals: An eye movement study. Bilingualism: Language and Cognition, v. 19, n. 3, p. 567-577, 2016a.
ELLIS, Andrew W. Leitura, escrita e dislexia: Uma análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FAY, Aline. Cérebro, leitura e dislexia: um estudo experimental sobre a leitura e as bases neurais da dislexia em monolíngues e aprendizes de Inglês como L2, com o uso de ressonância magnética funcional. 2016. 207 fl. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Programa de Pós-graduação em Letras, PUCRS, Porto Alegre, 2016.
FROST, R. Sistemas ortográficos e processos de reconhecimento de palavras na leitura. In: SNOWLING, M.; HULME. (Org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.
GROSJEAN, F. Bilingual: Life and Reality. Cambridge: Harvard University Press, 2010.
HORST, Angelo; KRUSZIELSKI, Leandro. Rotas funcionais de leitura de palavras isoladas em crianças bilíngues. Psicologia Argumento, v. 31, n. 72, p. 45–55, 2013.
JAMAL, Gulgoona; MONGA, Tarun. Reading Strategies of first Grade bilingual children in Hindi and English. Asia Pacific Disability Rehabilitation Journal, v. 21, n. 2, p. 127-142, 2010.
JAMAL, Nasheed I. et al. Neural basis of single-word reading in Spanish-English bilinguals. Human Brain Mapping, v. 33, n. 1, p. 235-245, 2012.
JOYAL, M. et al. The role of the left anterior temporal lobe for unpredictable and complex mappings in word reading. Frontiers in Psychology, v. 8, n. 517, 2017.
KATZ, Leonard; FROST, Ram. The Reading Processis Different for Different Orthographies: The Orthographic Depth Hypothesis. Advances in Psychology, v. 94, p. 67-84, 1992.
KUMAR, Uttam. Effect of orthography over neural regions in bilinguals: A view from neuroimaging. Neuroscience Letters, v. 580, p. 94-99, 2014.
MESCHYAN, Gayane; HERNANDEZ, Arturo E. Impact of language proficiency and orthographic transparency on bilingual word reading: An fMRI investigation. NeuroImage, v. 29, n. 4, p. 1135-
, 2006.
PRIMATIVO, Silvia et al. Bilingual vocabulary size and lexical reading in Italian. Acta Psychologica, v. 144, n. 3, p. 554-562, 2013.
PROBERT, Tracy et al. Word recognition strategies amongst isiXhosa/English bilingual learners: The interaction of orthography and language of learning and teaching. [S.d.]. p. 1-10.
RODRIGUES, Jaqueline C. et al. Construção da Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TLPP) e Desempenho de Leitores Proficientes. Temas em Psicologia, v. 23, n. 2, p. 413-429, 2015.
SALLES, Jerusa F. Habilidades e dificuldades de leitura e escrita em crianças de 2a série: Abordagem neuropsicológica cognitiva. 2005. 303fls. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
SALLES, Jerusa F.; PARENTE, Maria Alice M. P. Processos Cognitivos na Leitura de Palavras em Crianças: Relações com Compreensão e Tempo de Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 2, p. 321-331, 2002.
SEYMOR, Philip H. K. et al. Foundation Literacy in European Ortographies. British Journal of Psychology, v. 94, n. 2, p. 143-74, 2003.
SIMON, Grégory et al. Orthographic transparency and grapheme-phoneme conversion: An ERP study in Arabic and French readers. Brain Research, v. 1104, n. 1, p. 141-152, 2006.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
TIMMER, Kalinka; SCHILLER, Niels O. The role of orthography and phonology in English: An ERP study on first and second language reading aloud. Brain Research, v. 1483, p. 39-53, 2012.
WEEKES, B. S. Differential effects of number of letters on word and nonword naming latency. Quarterly Journal of Experimental Psychology A, v. 50, n. 2. p. 439-456, 1997.
WILSON, M. A.; ELLIS, A. W.; BURANI, C. Age-of-acquisition affects word naming in Italian only when stress is irregular. Acta Psychologica, v. 39, p. 417-424, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.