Acesso lexical na afasia

Autores/as

  • Fernanda Duarte Senna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Christina Abreu Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26421

Palabras clave:

Afasia, Acesso lexical, Anomia, Modelos baseados no Uso.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo analisar o acesso lexical em afásicos e controles. Os dados foram obtidos através de um Teste de Nomeação de figuras (SNODGRASS e VANDERWARTS, 1980). Os pressupostos dos Modelos baseados no Uso foram adotados na análise dos dados no que diz respeito à organização do léxico em redes baseadas em similaridades sonoras e semânticas entre os itens lexicais (BYBEE, 1995, 2010), assumindo-se que as falhas no acesso lexical podem ser explicadas pelo modelo de redes. Também se adotou a hipótese da continuidade entre população típica e atípica no acesso lexical (DELL et al., 1997). Os resultados demonstraram que afásicos e controles diferem quantitativamente, mas não qualitativamente, em relação aos tipos de respostas das nomeações. Também ficou demonstrada a importância das variáveis idade de aquisição e familiaridade dos itens lexicais para os dois grupos estudados e da frequência de ocorrência do item lexical somente para os afásicos no
desempenho na tarefa de nomeação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Duarte Senna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Citas

ALARIO, François-Xavier; FERRAND, Ludovic. A set of pictures standardized for French: Norms for name agreement, image agreement, familiarity, visual complexity, image variability, and age of acquisition. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 31, p. 531-552, 1999. https://doi.org/10.3758/BF03200732

ALVES, Daniel. P. Pistas prosódicas no acesso on-line de falantes adultos do português brasileiro. 2010. 139 fl. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

BARRY, Christopher; MORRISON Catriona M.; ELLIS, Andrew W. Naming the Snodgrass and Vanderwart Pictures: Effects of Age of Acquisition, Frequency, and Name Agreement. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 50, n 3, p. 560-585, 1997.

https://doi.org/10.1080/783663595

BARRY, Christopher; HIRSH, Katherine W.; JOHNSTON, Robert A.; WILLIAMS, Catherine L. Age of acquisition, word frequency, and the locus of repetition priming of picture naming. Journal of Memory and Language, v. 44, p. 350-375, 2001. https://doi.org/10.1006/jmla.2000.2743

BELKE, Eva; BRYSBAERT, Marc; MEYER, Antje; GHYSELINCK, Mandy. Age of acquisition effects in picture naming: evidence for a lexical-semantic competition hypothesis. Cognition, v. 96, n 2, p. 45–54, 2005. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2004.11.006

BONIN, Patrick; FAYOL, Michel; CHALARD, Marylène. Age of acquisition and word frequency in written picture naming. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 54, n 2, p. 469-489, 2001. https://doi.org/10.1080/713755968

BRUCKI, Sonia; NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo; BERTOLUCCI, Paulo; OKAMOTO, Ivan. Sugestões para o uso do mini-exame do estado mental no Brasil. Arquivos de Neuropsiquiatria, v. 61, n. 3B, p. 777-781, set 2003. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2003000500014

BYBEE, Joan. Regular Morphology and the Lexicon. Language and Cognitive Processes, v. 10, n. 5, p. 425-455, 1995. https://doi.org/10.1080/01690969508407111

BYBEE, Joan. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BYBEE, Joan. Language Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CAMIZ, Sergio; GOMES, Gastão C.; SENNA Fernanda D.; GOMES, Christina A. Using exploratory analysis to select judges and create components of a naming test to study aphasia. Discrete Applied Mathematics, v. 197, p. 114-122, 2015. https://doi.org/10.1016/j.

dam.2015.05.018

CAPLAN, David. Neurolinguistics and linguistic aphasiology. Cambridge University Press: Cambridge, 1987.

CARROLL, John B.; WHITE, Margareth N. Age-of-acquisition norms for 220 picturable nouns. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 12, n 5, p. 563-576, 1973. https://doi.org/10.1016/S0022-5371(73)80036-2

COUDRY, Maria Irma H. Diário de Narciso – Discurso e Afasia. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CUETOS, Fernando V. ANOMIA – La dificultad para recorder las palavras. Madrid: Tea Ediciones, 2003.

CUETOS, Fernando V.; AGUADO, Gerardo; IZURA, Cristina; ELLIS, Andrew W. Aphasic naming in Spanish: predictors and errors. Brain and Language, v. 82, p. 344-365, 2002. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(02)00038-X

CUETOS, Fernando; ELLIS, Andrew W.; ÁLVAREZ, Bernardo. Naming times for the Snodgrass and Vanderwart pictures in Spanish. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 31, p. 650-658, 1999. https://doi.org/10.3758/BF03200741

CUETOS, Fernando V., NOSTI, María G.; JIMÉNEZ, Luis; MANTIÑÁN, Nancy; OLMEDO, Alicia; CHOCANO, Alejandro D. ¿Síndromes o síntomas en la evaluación de los Afásicos? Psicothema. v. 22, n. 4, p. 715-719.

DELL, Gary S.; SCHWARTZ, Myrna F.; MARTIN, Nadine; SAFRAN, Eleonor F.; GAGNON, Deborah A. Lexical access in aphasic and non-aphasic speakers. Psychological Review, v. 104, n. 4, p. 801-838, 1997.

DRUMMOND, Claudia. Reabilitação dos problemas de produção verbal nas afasias: do geral ao fonoaudiológico. In: CAPOVILLA, Fernando; MACEDO, Elizeu C. (Org.). Temas em Neuropsicolinguística, São Paulo: Tecmedd, p. 181-196, 2016.

ELLIS, Andrew; LAMBON RALPH, Mathews. Age of acquisition effects in adult lexical processing reflects loss of plasticity in maturing systems: Insights from connectionist networks. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 26, p. 1103-1123, 2000. https://doi.org/10.1037/0278-7393.26.5.1103

FEIDEN, Juliana. A. O acesso lexical na afasia: anomia, parafasia e estratégias comunicativas na produção oral. 2014. 147 fl. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FRANÇA, Aniela I.; LEMLE, Miriam; GESUALDI, Aline da R.; CAGY, Mauricio; INFANTOSI, Antonio Fernando C. A neurofisiologia do acesso lexical: palavras em português. Revista Veredas, v. 12, n. 2, p. 34-49, 2008.

GANDOLFO, Monica. C. A classificação das afasias em questão: lugares de institucionalização e de questionamento. 2006. 180 fl. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GOODGLASS, Harold; WINGFIELD, Arthur; HYDE, Mary R.; GLEASON, Jean B.; BOWLES, Nancy L.; GALLAGHER, Roberta E. The importance of word-initial phonology: Error patterns in prolonged naming efforts by aphasic patients. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 3, n 2, p. 128-138, 1997.

GORDON, Jean K. Phonological neighborhood effects in aphasic speech errors: spontaneous and structured contexts. Brain and Language, v. 82, p. 113-145, 2002. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(02)00001-9

KITTREDGE, Audrey; DELL, Gary S.; VERKULLEN, Jay; SCHWARTZ, Myrna. Where is the effect of frequency in word production? Insights from aphasic picture naming errors. Cognitive Neuropsychology, v. 25, n. 4, p. 463-492, 2008. https://doi.org/10.1080/02643290701674851

LEVELT, Willem. J. M.; ROELOFS, Ardy; MEYER, Antje S. A theory of lexical access in speech production. Brain and Behavioral Science, v. 22, p. 1-75, 1999.

LIMA, Bruna. S. Afasia e Linguagem figurada: o acesso lexical dentro de contextos metafóricos. 2010. 303 fl. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MANSUR, Letícia L.; MACHADO, Thaís. H. Afasias: Visão Multidimensional da Atuação do Fonoaudiólogo. In: FERREIRA, Leslie P.; BEFI-LOPES, Débora Maria; LIMONGI, Suely Cecília O. (Org.). Tratado de fonoaudiologia, São Paulo: Roca, 2004. p. 392-401.

McCLELLAND, James L.; ELMAN, Jeffrey L. The TRACE model of speech perception. Cognitive Psychology, v. 18, p. 1-86, 1986. https://doi.org/10.1016/0010-0285(86)90015-0

MEDEIROS, Joyse; WEISSHEIMER, Janaina; FRANÇA, Aniela I.; RIBEIRO, Sidarta. Acesso lexical: uma rota dupla para o português brasileiro. Fórum Linguístico, v. 11, n 3, p. 278-292, jul./set. 2014. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p278

MORRISON Catriona M.; ELLIS Andrew W.; QUINLAN Philip T. Age of acquisition, not word frequency, affects object naming, not object recognition. Memory and Cognition, v. 20, n. 6, p. 705-714, 1992. https://doi.org/10.3758/BF03202720

NOZARI, Nazbanou; KITTREDGE, Audrey K.; DELL, Gary S.; SCHWARTZ, Myrna. F. Naming and repetition in aphasia: Steps, routes, and frequency effects. Journal of Memory and Language, v. 63, n 4, p. 541–559, 2010. https://doi.org/10.1016/j.jml.2010.08.001

OLDFIELD, Richard. C.; WINGFIELD, Arthur. Response latencies in naming objects. Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 17, p. 273-281.

ORTIZ, Karin Z. Avaliação das Afasias. In: ORTIZ, Karin Z. Distúrbios Neurológicos Adquiridos: Linguagem e Cognição. São Paulo: Ed. Manole, p. 65-93, 2010.

PISONI, David. B.; NUSBAUM Hoeard.C.; LUCE Paul A.; SLOWIACZEK Louise M. Speech Perception, word recognition and the structure of the lexicon. Speech Communication, v. 4, p. 75-95, 1985. https://doi.org/10.1016/0167-6393(85)90037-8

POMPÉIA, Sabine; MIRANDA, Mônica Carolina; BUENO, Orlando Francisco A.A set of 400 pictures standardised for portuguese – Norms for name agreement, familiarity and visual complexity for children and adults. Arquivos de Neuro-psiquiatria, v. 59, p. 330-337, 2001. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2001000300004

PROTOPAPAS, Athanassios. CheckVocal: A program to facilitate checking the accuracy and response time of vocal responses from DMDX. Behavior Research Methods. v. 39, n 4, p. 859-862, 2007. https://doi.org/10.3758/BF03192979

RAPP, Brenda; GOLDRICK, Mathew. Discreteness and interactivity in spoken word production. Psychological Review, v. 107, n 3, p. 460-499. https://doi.org/10.1037/0033-295X.107.3.460

ROSSION, Bruno; POURTOIS, Gille. Revisiting Snodgrass and Vanderwart's object set: The role of surface detail in basic-level object recognition. Perception, v. 33, p. 217-236, 2004. https://doi.org/10.1068/p5117

SANFELIU, Maria. Carmen; FERNÁNDEZ, Angel.A set of 254 Snodgrass–Vanderwart pictures standardized for Spanish: Norms for name agreement, image agreement, familiarity, and visual complexity. Behavior Research Methods, Instruments, & Computers, v. 28, n 4, p. 537-555, 1996. https://doi.org/10.3758/BF03200541

SCARPA, Esther M. Marcado vs. Não-marcado na aquisição e na afasia. Estudos Linguísticos, v. XXXIV, p. 839-844, 2005.

SCHWARTZ, Myrian; WILSHIRE Carolyn, E.; Gagnon, Deborah A.; Polansky Marcia. Origins of nonword phonological errors in aphasic picture naming. Cognitive Neurospychology v. 21, p. 159–186, 2004. https://doi.org/10.1080/02643290342000519

SCLIAR-CABRAL, Leonor; BARBOSA, Ana Maria Soares. Adaptação ao português do Teste M1-Alpha de André Roch Lecours e respectivo protocolo. Montreal: Guggenheim Foundation, 1981.

SENNA, Fernanda D. Acesso e representação lexical na produção de afásicos sob a ótica da Fonologia de Uso. 2013. 189 fl. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SNODGRASS, Joan G.; VANDERWART, Mary. A Standardized Set of 260 Pictures: Norms for Name Agreement, Image Agreement, Familiarity and Visual Complexity. Journal of Experimental Psychology: Human Learning and Memory. v. 6, n 2, p. 174-215, 1980. https://doi.org/10.1037/0278-7393.6.2.174

VITEVITCH, Michael S.; STAMER, Melissa K. The curious case of competition in Spanish speech production. Language and Cognitive Processes, v. 21, n 3, p. 760-770, 2006.

Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Senna, F. D., & Gomes, C. A. (2018). Acesso lexical na afasia. Letrônica, 10(2), 672–688. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26421