Ser o sal da terra

líderes da igreja Evangélica em diálogo com o lesbianismo e a homossexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.43908

Palavras-chave:

Igreja evangélica, Líderes, Teologia inclusiva, Lésbicas, Homossexuais

Resumo

Este artigo se aprofunda – de uma perspectiva sistêmica e construtivista – nas práticas e discursos de oito líderes de igrejas evangélicas de diferentes denominações, presentes em três regiões do Chile, com posições orientadas para a abertura e a inclusão de lésbicas e homossexuais nas igrejas que elas representam. A coleta de informações foi realizada pelo método bola de neve e graças aos contatos das autoras. As categorias analisadas estão relacionadas com a experiência de líderes com lésbicas e gays dentro de suas igrejas, os problemas que surgem na comunidade cristã, os desafios teológicos que esta experiência representa e, finalmente, a identificação de passos para uma teologia inclusiva no Chile.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zicri Orellana Rojas, Universidade Arturo Prat (Unap), Victoria, Chile.

Doutor em Estudos Americanos pela Universidade de Santiago do Chile (USACH), em Santiago, Chile e Mestre em Psicologia Social Comunitária pela Universidade do Chile (UCHILE), em Santiago, Chile. Pesquisador da Vice-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Arturo Prat (Unap), em Victoria, Chile.

Nury Concha Palacios , Universidade Católica do Norte (UCN), Antofagasta, Chile.

Doutor em Antropologia pela Universidad Católica del Norte (UCN), em Antofagasta, Chile. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de Tarapacá Iquique (UTA), Chile.

Referências

Althaus-Reid, Marcella. 2005. La teología indecente: perversiones teológicas en sexo, género y política. Barcelona: Bellaterra.

Bárcenas, Karina. 2014. Iglesias y grupos espirituales para la diversidad sexual y de género en México: intersecciones sobre religión y género. Revista de Estudios Sociales 49: 33-46. https://doi.org/10.7440/res49.2014.03.

Berger, Peter. 2005. Pluralismo global y religión. Estudios públicos 98: 6-18. https://doi.org/10.38178/cep.vi98.636.

Berger, Peter. 2016. Los numerosos altares de la modernidad. Salamanca: Sígueme.

Bokser, Judit. 2022. Religión y espacio público en los tiempos de la globalización. Papeles del CEIC 1: 1-16. http://doi.org/10.1387/pceic.23372.

Casanova, José. 2006. Rethinking secularization: a global comparative perspective. The Hedgehog Review 8 (1-2): 7-22.

Dianteill, Erwan, y Michael Löwy. 2009. Sociologías y religión: aproximaciones disidentes. Buenos Aires: Manantial.

Eisenstadt, Shmuel. 2000. Multiple modernities. Daedalus 129 (1): 1-29. https://doi.org/10.1177/03058298000290031201.

Eisenstadt, Shmuel. 2003. Comparative civilizations and multiple modernities. Vol. 2. Leiden e Boston: Brill.

Guimarães, Jayane. 2017. Igreja inclusiva: diversidade sexual e experiências religiosas. Dissertação em Educação Sexual, Universidade Estadual Paulista.

Haraway, Donna. 1991. Ciencia, cyborgs y mujeres. La reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra.

Jesus, Fatima Weiss de. 2008. Notas sobre religião e (homo)sexualidade: “Igrejas Gays” no Brasil. Anais da Reunião Brasileira de Antropologia, 26.

Jesus, Fátima Weiss de. 2012. Unindo a cruz e o arco-íris. Tese em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jungblut, Luiz. 2014. Globalización y religión: efectos del pluralismo global en el campo religioso contemporáneo. Civitas 14 (3): 419-36. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.3.16483.

Luhmann, Niklas. 2009. Sociología de la religión. México: Herder.

Mansilla, Miguel, y Luis Orellana. 2018. Evangélicos y política en Chile, 1960-1990. Chile: RIL.

Moscovici, Serge. 1996. Psicología de las minorías activas. Madrid: Morata.

Musskopf, André. 2008. Via(da)gens teológicas itinerários para uma teologia queer no Brasil. Tese em Teologia, Escola Superior de Teologia.

Musskopf, André. 2013. A relação entre diversidade religiosa e diversidade sexual: um desafio para os direitos humanos e o Estado laico. Estudos de Religião 27 (1): 157-76. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v27n1p157-176.

Musskopf, André. 2021.Teologia queer e grupos cristãos LGBTQIA+ na América Latina. Interações 16 (1): 208-16. https://doi.org/10.5752/p.1983-2478.2021v16n1p208-216.

Natividade, Marcelo. 2010.Uma homossexualidade santificada? Etnografia de uma comunidade inclusiva pentecostal. Religião e Sociedade 30 (2): 90-121. https://doi.org/10.1590/S0100-85872010000200006.

Osma, Carlos. 2019. Solo un Jesús Marica puede salvarnos: reflexiones cristianas en clave gay. Barcelona: Homo protestante.

Pace, Enzo. 2017. Teoría de sistemas y religión. Civitas 17 (2): 345-59. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2017.2.25281.

Stuart, Elizabeth. 2017. Teologías gay y lesbiana. Repeticiones con diferencia crítica. Madrid: Melusina.

Vaggione, Juan, y Daniel Jones. 2012. Los vínculos entre religión y política a la luz de debate sobre matrimonio para parejas del mismo sexo en Argentina. Civitas 12 (3): 522-37. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13050.

Weber, Max. 2003. La ética protestante y el espíritu del capitalismo. México: FCE.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Orellana Rojas, Z., & Concha Palacios , N. (2024). Ser o sal da terra: líderes da igreja Evangélica em diálogo com o lesbianismo e a homossexualidade. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 24(1), e43908. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.43908