O poder do imaginário

como as imagens da cultura pop produzem o consumo de experiência na Comic Con Experience

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45008

Palavras-chave:

consumo de experiência, cultura pop, imaginário coletivo.

Resumo

O presente estudo deriva da etnografia da Comic Con Experience realizada pelo autor em sua tese. Nela, ele observou que este consumo ocorria graças à anterioridade afetiva, pois quanto maior era, mais os participantes suspendiam voluntariamente a descrença, maior sua imersão no evento e mais intensa a fruição consumida. A anterioridade afetiva era formada pelo conhecimento de elementos oriundos das narrativas da cultura pop e pelo afeto nutrido por eles antes do evento. Como estes elementos consistiam em imagens dotadas de sentidos compartilhados, entende-se que o imaginário coletivo tem papel fundamental no consumo de experiência da comic con. Diante desta observação, o artigo traz reflexões sobre a importância do imaginário coletivo, revelando que, como um vetor de comunhão, ele concatenava sentidos e afetos, organizando todo o ordenamento simbólico do evento, a cultura pop, e estabelecendo uma relação entre ela e a cultura visual.

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Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Comunicação, na linha de pesquisa de mídias e mediações, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; bacharel em Administração de Empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Soares da Silva, L. (2024). O poder do imaginário: como as imagens da cultura pop produzem o consumo de experiência na Comic Con Experience. Revista FAMECOS, 31(1), e45008. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45008