O sentido do sagrado e os rituais de cura no drama Cloçon son, de Fernando de Macedo
Palavras-chave:
São Tomé e Príncipe, Dramaturgia, Cultura, ReligiosidadeResumo
O presente trabalho analisa o drama Cloçon Son, de Fernando de Macedo, sob a perspectiva da construção dramática e da temática da religiosidade em São Tomé e Príncipe. As crenças e manifestações necessárias fundamentam-se nos ritos e cultos que celebram e exteriorizam as crenças da comunidade e unem homem, destino, cosmos e natureza em diferentes níveis e formas de integração, para, por fim, estabelecer o equilíbrio do indivíduo e de seu grupo. A formação da realidade histórica de um povo ou de uma cultura comporta imagens e símbolos, valores morais e religiosos, organização social e política, visão de mundo e constituição de sentido. Nesse percurso, percebe-se a evolução da perspectiva ontológica para a perspectiva histórica sem que se perca o vínculo com a sacralidade das origens, pois ambos os aspectos se integram na experiência mítica do mundo.Downloads
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Como Citar
Éboli, L. (2012). O sentido do sagrado e os rituais de cura no drama Cloçon son, de Fernando de Macedo. Navegações, 5(2), 203–211. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%25EF%25BF%25BD%25EF%25BF%25BDO%2520https:/www.scimagojr.com/index.php/navegacoes/article/view/12802
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