Pule de cabeça

O uso de fraseologia na ampliação do conhecimento gramatical de aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44041

Palavras-chave:

fraseologia, sintaxe, construções esquemáticas, ensino de inglês, construções causativas

Resumo

A fraseologia tem mostrado ser um importante aspecto linguístico. Como tal, teorias linguísticas viram-se forçadas a reavaliar suas ferramentas de análise de modo a incorporar tal aspecto da descrição linguística aos seus modelos. Com base nisso, áreas análogas como as teorias de aquisição de primeira e segunda línguas reconhecem a importância do conhecimento fraseológico dos falantes na comunicação efetiva, tanto no contexto da aquisição de L1 e L2 quanto no uso geral de linguagem. No entanto, apesar de ser um fenômeno relativamente bem conhecido nos estudos teóricos, pouco já foi dito sobre a relação entre fraseologia e sintaxe. Mais especificamente, a ideia de usar a fraseologia como um ponto de partida no ensino de estruturas gramaticais esquemáticas parece ser uma área promissora de aplicação e investigação. Este artigo tem como objetivo contribuir para essa área apresentando algumas ideias sobre como a fraseologia pode ser usada no ensino de gramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Garcia Rosa, Faculdade Cultura Inglesa (FCI), São Paulo, SP, Brasil; Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor e mestre em linguística da língua inglesa pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; com doutorado sanduíche realizado no departamento de linguística teórica e aplicada da Universidade de Cambridge, em Cambridge, Inglaterra. Professor dos cursos de graduação e coordenador de pós-graduação da Faculdade Cultura Inglesa (FCI), em São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Cintrón-Valentín, M., & Ellis, N. (2016). Salience in Second Language Acquisition: Physical Form, Learner Attention, and Instructional Focus. Frontiers in Psychology, 7. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01284

Croft, W., & Cruse, D. A. (2004). Cognitive Linguistics. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511803864

Diessel, H. (2013). Construction Grammar and First Language Acquisition. In Trousdale T., & Hoffmann G. (Eds.), The Oxford Handbook of Construction Grammar (pp. 347-364). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195396683.013.0019

Ellis, N. C., & Cadierno, T. (2009) Constructing a second language. Annual Review of Cognitive Linguistics, 7, 111-290. DOI: https://doi.org/10.1075/arcl.7.05ell

Ellis, N., & Ferreira-Junior, F. (2009). Constructions and their acquisition Islands and the distinctiveness of their occupancy. Annual Review of Cognitive Linguistics, 7, 187-220. DOI: https://doi.org/10.1075/arcl.7.08ell

Ellis, N. (2013) Construction Grammar and Second Language Acquisition. In Trousdale T., & Hoffmann G. (Eds.), The Oxford Handbook of Construction Grammar (pp. 365-378). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195396683.013.0020

Goldberg, A. E. (1995). Construction Grammar Approach to Argument Structure. The University of Chicago Press.

Goldberg, A. E. (2006) Constructions at Work: The Nature of Generalization in Language. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199268511.001.0001

Gries, S., & Stefanowitsch, A. (2004). Extending collostructional analysis: A corpus- based perspective on “alternations”. International Journal of Corpus Linguistics, 9(1), 97-129. DOI: https://doi.org/10.1075/ijcl.9.1.06gri

Gries, S. T., & Wulff, S. (2005) Do foreign language learners also have constructions? Evidence from priming, sorting, and corpora. Annual Review of Cognitive Linguistics, 3, 182-200. DOI: https://doi.org/10.1075/arcl.3.10gri

Gries, S. (2006). Corpus-based methods and cognitive semantics: the many meanings of to run. In Gries, S., & Stefanowitsch, A. (Eds.), Corpora in cognitive linguistics: corpus-based approaches to syntax and lexis (pp. 57-99). Mouton de Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110197709

Gries, S. (2008) Phraseology and linguistic theory: a brief survey. In Granger, S., & Meunier, F. (Eds.), Phraseology: an interdisciplinary perspective (pp. 3-25). John Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/z.139.06gri

Gries, S. (2012). Corpus linguistics, theoretical linguistics, and cognitive/psycholinguistics: towards more and more fruitful exchanges. In Mukherjee, J., & Huber M. (Eds.). Corpus linguistics and variation in English: Theory and description (pp. 41-63). Rodopi. DOI: https://doi.org/10.1163/9789401207713_006

Hilpert, M. (2013). Construction Grammar and its application to English. Edinburgh University Press.

Langacker, R. W. (1987). Foundations of Cognitive Grammar (Vol. 1). Stanford University Press.

Lewis, M. (1993). The Lexical Approach: The State of ELT and a Way Forward. Thompson Heinle.

McEnery, T., & Hardie, A. (2012). Corpus Linguistics. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199276349.013.0024

Moon, R. (1998). Fixed Expressions and Idioms in English: A Corpus-Based Approach. Clarendon Press.

Nattinger, J., & DeCarrico, J. S. (1992). Lexical Phrases and Language Teaching. Oxford University Press.

Pawley, A., & Syder F. H. (1983). Two puzzles for linguistic theory: nativelike selection and nativelike fluency. In Richards J. J. C., & Schmidt R. R. W. (Eds.), Language and Communication (pp. 191-225). Routledge.

Rosa, R. G. (2014). Fraseologia do verbo get na língua inglesa: uma abordagem da Linguística de Corpus e da Gramática de Construções. [master’s thesis, University of São Paulo]. DOI: https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-5

Rosa, R. G. (2020). Construções de movimento causado em um corpus de aprendizes de inglês: da observação à experimentação. [PhD dissertation, University of São Paulo].

Rosch, E. (1975). Cognitive representations of semantic categories. Journal of experimental Psychology: General, 104, 192-233. DOI: https://doi.org/10.1037/0096-3445.104.3.192

Stefanowitsch, A. (2013). Collostructional analysis. In Trousdale T., & Hoffmann G. (Eds.) The Oxford Handbook of Construction Grammar (pp. 290-306). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195396683.013.0016

Schmid, H. (2010) Does frequency in text instantiate entrenchment in the cognitive system? In Glynn, D., & Fisher, K. (Eds.), Quantitative methods in cognitive semantics: Corpus-driven approaches (pp. 101-135). De Gruyter Mouton. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110226423.101

Talmy, L. (2000). Toward a Cognitive Semantics Volume 1: Concept Structuring Systems. MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/6847.001.0001

Talmy, L. (2000). Toward a Cognitive Semantics Volume 2: Typology and Process in Concept Structuring. MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/6848.001.0001

Tomasello, M. (1992). First verbs: A case study of early grammatical development. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511527678

Tomasello, M. (2003). Constructing a Language: a Usage- Based Theory of Language Acquisition. Harvard University Press.

Wray, A., & Perkins, M. R. (2000). The functions of formulaic language: An integrated model. Language & Communication, 20(1), 1-28. DOI: https://doi.org/10.1016/S0271-5309(99)00015-4

Wray, A. (2002). Formulaic Language and the Lexicon. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511519772

Wulff, S. (2008). Rethinking Idiomaticity: A Usage-based Approach. Continuum.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Garcia Rosa, R. (2023). Pule de cabeça: O uso de fraseologia na ampliação do conhecimento gramatical de aprendizes. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 14(1), e44041. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44041

Edição

Seção

Artigos