A inclusão escolar de crianças pós-hospitalizadas na Barra do Quaraí

Autores/as

  • Grazielle Silva Maciel

Palabras clave:

Adoecimento. Criança pós-hospitalizada. Aprendizagem. Inclusão escolar.

Resumen

A presente pesquisa monográfica buscou investigar um tema desafiante e desconhecido que é a inclusão escolar de crianças pós-hospitalizadas. Com isso, objetivou-se verificar nas escolas da rede regular de ensino do município da Barra do Quaraí, como ocorre a reinserção de ex-pacientes no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, uma vez que foram utilizados como procedimentos metodológicos entrevistas semi-estruturadas bem como observações diretas. Foram constatados dois pontos relevantes com relação ao problema da pesquisa: o processo de inclusão escolar na perspectiva dos pais dos alunos pós-hospitalizados e os cuidados com a saúde e as preocupações com a aprendizagem no que se refere às ações desencadeadas na escola, no trato com a criança pós-hospitalizada. Através da análise dos dados investigados, buscou-se refletir sobre como está ocorrendo a inclusão dos alunos pós-hospitalizados, a fim de que se possa redirecionar a prática educativa nas instituições escolares para um melhor trato deste aluno especial em sua reinserção na sociedade.

Biografía del autor/a

Grazielle Silva Maciel

Gilbertto Keller

Cómo citar

Maciel, G. S. (2011). A inclusão escolar de crianças pós-hospitalizadas na Barra do Quaraí. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/8849

Número

Sección

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Campus Uruguaiana