Análise do uso de analogias em livros de Física para o Ensino Médio

Autores/as

  • Samira Junges

Palabras clave:

Analogias. Ensino de física. Eletromagnetismo.

Resumen

O uso de analogias é bastante comum, não somente no Ensino de Ciências, como nas mais variadas ocasiões do cotidiano. Nas últimas décadas, as pesquisas sobre a utilização da linguagem analógica e metafórica têm despertado grande interesse de pesquisadores de âmbito nacional e internacional. Além disso, a utilização de analogias teve seu papel marcado no desenvolvimento da Ciência. O uso de analogias no ensino pode representar um método eficaz quando se pretende que os alunos integrem seu conhecimento já existente com um novo conhecimento que é abordado em um livro texto, por exemplo. Elas também podem tornar conceitos abstratos mais inteligíveis e plausíveis. Neste trabalho foi realizado um levantamento das analogias utilizadas em livros de Física do Ensino Médio, no estudo de Eletromagnetismo. Para tanto, um instrumento para a análise de analogias foi elaborado, tendo como referência modelos para utilização de analogias elaborados por pesquisadores da área. Esta pesquisa teve a finalidade de encontrar os pontos divergentes e convergentes sobre a utilização de analogias particularmente em livros texto. Foram encontradas 73 analogias no conteúdo de Eletromagnetismo nos 14 livros analisados. Entre estas, as analogias feitas entre campo elétrico e campo gravitacional, força elétrica e força gravitacional, energia potencial elétrica e energia potencial gravitacional, circuito elétrico e circuito hidráulico e o funcionamento de um gerador e bomba d’água, foram as mais frequentes. O resultado da análise também revelou que 60% das analogias são realizadas entre domínios próximos, ajudando os alunos na formação de redes conceituais. Mesmo sendo elaboradas com a intenção de facilitar a aprendizagem, as analogias encontradas nos livros muitas vezes se apresentam de forma superficial, com falta de clareza na comparação dos domínios e a falta de revisão do conceito análogo. Também se verifica que um pequeno número de autores discutiu a diferença entre os domínios, enquanto que muitas vezes as analogias não são concluídas pelos autores. Pode-se concluir que muitas das carências das analogias encontradas no livro texto podem ser minimizadas pela intervenção do professor. Apesar dos estudos da literatura não serem concordantes quanto à utilização de analogias, a análise de sua utilização é importante, uma vez que esta ferramenta é muito presente em aulas de Física, nos livros texto dedicados ao seu ensino, no discurso de professores e alunos, em artigos de investigação, bem como na própria construção do conhecimento.

Biografía del autor/a

Samira Junges

Gilbertto Keller

Cómo citar

Junges, S. (2011). Análise do uso de analogias em livros de Física para o Ensino Médio. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/8692

Número

Sección

Faculdade de Física