Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais

Autores/as

  • Juliana Azevedo Gomes

Palabras clave:

Infância. Educação Infantil. Formação Docente.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar a trajetória da infância, da Educação Infantil e da profissão docente, e como se configura a realidade deste profissional hoje. Ao refletir sobre a historicidade da visão de infância, é possível compreender como e por quais motivos se inicia a escolarização infantil com enfoque institucional. Além da preocupação em desvelar o significado sócio-histórico de criança, há o interesse em analisar o surgimento da profissão docente voltada a esta área de ensino, e como se formam e atuam os profissionais de Educação Infantil. Utilizando a revisão bibliográfica e pesquisa através de questionários, é possível estreitar a teoria com a prática e verificar quais fatores influem na formação e prática do profissional em atividade, a fim de fazer uma análise crítica-reflexiva sobre a profissão.

Biografía del autor/a

Juliana Azevedo Gomes

Gilbertto Keller

Cómo citar

Gomes, J. A. (2011). Formação e prática docente na Educação Infantil: da escolha profissional à práxis reflexiva em diferentes contextos educacionais. Revista Da Graduação, 4(1). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/8566

Número

Sección

Faculdade de Educação