Carbonato de lítio

Autores

  • Fernanda Della Méa Hanemann

Palavras-chave:

Lítio, Transtorno de Humor Bipolar, Mecanismo de Ação, Tratamento do Transtorno de Humor Bipolar, Psicoeducação, Substâncias de Abuso, Monofosfatase do Inositol, Revisão.

Resumo

O carbonato de lítio, embora não tenha mecanismo de ação completamente elucidado, é o medicamento de escolha para o tratamento do transtorno de humor bipolar, uma doença mental que provoca períodos alternados entre dois estados antagônicos (mania e depressão), usualmente causando prejuízo psicossocial e comprometimento da qualidade de vida dos pacientes, além de estar relacionada a crises suicidas. A complexidade da doença e as características do lítio quanto aos efeitos adversos, variabilidade farmacocinética, interações medicamentosas e regimes posológicos, resultam em uma não-adesão ao tratamento. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica sobre os principais aspectos do carbonato de lítio no tratamento do transtorno de humor bipolar, bem como os principais alvos que conduzem a uma explicação sobre seu mecanismo de ação, ressaltando a importância da intervenção farmacêutica a fim de otimizar o uso adequado de medicamentos.

Downloads

Como Citar

Hanemann, F. D. M. (2010). Carbonato de lítio. Revista Da Graduação, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/6749

Edição

Seção

Faculdade de Farmácia