Proposta de um Sistema de Avaliação de Desempenho para uma Empresa Terceirizada de Serviços no Ramo de Telecomunicações

Autores

  • Renata Nunes Ventura

Palavras-chave:

Serviços de Telecomunicações, Avaliação de Desempenho, Indicadores.

Resumo

A competitividade entre as empresas está cada vez mais acirrada. Para se manterem no mercado é fundamental que as organizações avaliem o seu desempenho. Nesse cenário, a utilização de medidas de avaliação desempenho é ferramenta indispensável para o acompanhamento e controle dos objetivos e metas traçadas pela empresa, permitindo aos executivos planejar, organizar e controlar as diversas áreas funcionais da organização. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta de um sistema de avaliação de desempenho para uma empresa terceirizada, prestadora de serviços de telecomunicações. O objetivo é propiciar à alta administração e aos gestores avaliar uma das áreas da organização, através de um conjunto de medidas que permitam verificar se a empresa está no caminho traçado na estratégia. O trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica e estratégia de estudo de caso. Como resultado foi proposto um modelo baseado no Balanced Scorecard, com cinco perspectivas.

Downloads

Publicado

2009-10-26

Como Citar

Ventura, R. N. (2009). Proposta de um Sistema de Avaliação de Desempenho para uma Empresa Terceirizada de Serviços no Ramo de Telecomunicações. Revista Da Graduação, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/5971

Edição

Seção

Ciências Exatas