A abordagem de “pedintes” nas ruas de Porto Alegre. Constrangimento? Uma análise sobre o debate realizado pelo PAINEL RBS.

Autores

  • Bruno Prates Greff

Palavras-chave:

população de rua, mídia, diversidade.

Resumo

Este estudo vem no intuito de analisar os sentidos por virem a ser produzidos a partir dos discursos da mídia, em cima do debate PAINEL RBS, cujo tema foi: “Constrangimento nas Ruas – Até onde Vai este Problema”. Buscou-se nesse trabalho apresentar uma discussão a partir desse programa de TV, sobre a população de rua, sob o enfoque da diferença. A forma como foram organizados os conteúdos da pesquisa para análise e discussão se desenvolveu a partir das falas do jornalista, dos especialistas e da população entrevistada durante o programa a partir das questões teóricas que fundamentam as questões dessa pesquisa: população de rua e o outro como diferente. Esses conteúdos foram organizados de acordo com os discursos que estão sendo referenciados à população de rua. Para essa análise priorizou-se dois enfoques: o primeiro verificou como o “problema” é formado pelos discursos especializados; o segundo, analisou quais as alternativas propostas, pelos especialistas, para se resolver o dito “problema”. Pode-se ver que conviver com a diferença não é tarefa fácil, podendo ser muitas vezes fonte de angústia e insegurança. Atualmente podemos observar que a diversidade, longe de ser representada como possibilidade de expansão de conhecimento, conjuga-se cada vez mais ao movimento de multiplicação de grupos, onde se estabelecem fronteiras nítidas entre quem está dentro e quem está fora, quem pertence e quem é excluído.

Downloads

Publicado

2009-03-20

Como Citar

Greff, B. P. (2009). A abordagem de “pedintes” nas ruas de Porto Alegre. Constrangimento? Uma análise sobre o debate realizado pelo PAINEL RBS. Revista Da Graduação, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/5019

Edição

Seção

Ciências Biológicas