As origens históricas da concepção de sistema no direito privado

Autores

  • Daniel Alexandre Cerqueira

Palavras-chave:

Direito privado de matriz romano-germânica. Metodologia jurídica.Sistema. Humanismo. Primeira sistemática. Jusracionalismo. Segunda sistemática.Sistema fechado. Codificação. Código.

Resumo

Partindo de um movimento de recuo histórico às raízes da jusprivatística européia continental, desde a queda do Império Romano do ocidente, no alvorecer da Idade Média, até o advento das grandes codificações da Era Moderna, este trabalho visa estudar, em um primeiro momento, as origens da idéia de sistema no direito privado de família romano-germância, a função que desempenhou no âmbito da ciência jurídica e o modo pelo qual foi construído. Em um segundo momento, ainda sob uma perspectiva histórica, busca estudar, a partir do reconhecimento da existência concreta do sistema jurídico, sua evolução, seu particular desenvolvimento e sua influência ao longo da experiência jurídica européia continental.

Downloads

Como Citar

Cerqueira, D. A. (2009). As origens históricas da concepção de sistema no direito privado. Revista Da Graduação, 2(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/5000

Edição

Seção

Ciências Socias