A contribuição das Relações Públicas na construção e manutenção dos relacionamentos organizacionais e seu reflexo na reputação das organizações

Autores

  • Amanda Borges Klafke

Palavras-chave:

Relações Públicas. Relacionamento. Imagem. Identidade. Reputação. Ações de Relacionamento

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal investigar a contribuição das Relações Públicas na construção e manutenção dos relacionamentos organizacionais e seu reflexo na reputação das organizações. Para que a problemática de pesquisa fosse solucionada, primeiramente, conceituou-se relações públicas e seu papel nas organizações, bem como definiu-se os públicos sob a ótica das relações públicas, caracterizando os relacionamentos que os envolvem. Na seqüência, foram identificados e estabelecidos os conceitos de imagem e identidade corporativas e os aspectos a eles vinculados, visto que esses são os principais elementos formadores da reputação das organizações. Após, discorreu-se sobre reputação estabelecendo-se analogia com os relacionamentos anteriormente citados. A partir disso, apresentou-se a Aracruz Celulose S/A com base nas informações fornecidas pela empresa e pelo seu Gestor de Relações Públicas, Francisco Bueno, com intuito de visualizar como ocorre o processo de formação da reputação e suas variáveis. Por fim, objetivou-se identificar as ações estruturadas de relacionamento da referida organização com seus públicos. Palavras-chave: Relações Públicas. Relacionamento. Imagem. Identidade. Reputação. Ações de Relacionamento

Downloads

Como Citar

Klafke, A. B. (2008). A contribuição das Relações Públicas na construção e manutenção dos relacionamentos organizacionais e seu reflexo na reputação das organizações. Revista Da Graduação, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/4156

Edição

Seção

Ciências Socias