Intervenção motora precoce em neonatos prematuros

Autores

  • Maiana Pinto
  • Claudia Ferreira Gomes da Silva
  • Maitê Marques Munari
  • Carla Skilhan de Almeida
  • Thaís de Lima Resende

Palavras-chave:

prematuro, desenvolvimento infantil, deficiências do desenvolvimento, fisioterapia

Resumo

Objetivo: Verificar o desempenho motor de neonatos prematuros submetidos a um programa de intervenção precoce em três diferentes momentos avaliativos. Métodos: O estudo de caso foi descritivo, comparativo, prospectivo e longitudinal, com amostra de dez neonatos prematuros (quatro do sexo feminino), com idade gestacional (IG) média ao nascimento de 28 semanas e cronológica média de três meses. Para avaliar o desempenho motor dos bebês foi utilizada a Escala Brasileira de Desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida, através da qual foi avaliado o comportamento Axial Espontâneo Não Comunicativo (equilíbrio dinâmico, postura e deslocamento). A escala classifica o desempenho do bebê em cinco categorias: Excelente, Bom, Regular, de Risco e com Atraso. Resultados: Os neonatos apresentaram desempenho regular na primeira avaliação, evoluindo para bom na segunda avaliação e na terceira avaliação mantiveram-se com o mesmo resultado. Os bebês que iniciaram o programa mais precocemente, foram os que mais apresentaram evolução no tratamento. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, o programa aplicado mostrou melhora do desempenho motor dos bebês, principalmente quando iniciado precocemente. Palavras-chave: prematuro, desenvolvimento infantil, deficiências do desenvolvimento, fisioterapia.

Downloads

Como Citar

Pinto, M., Silva, C. F. G. da, Munari, M. M., Almeida, C. S. de, & Resende, T. de L. (2008). Intervenção motora precoce em neonatos prematuros. Revista Da Graduação, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/4128

Edição

Seção

Ciências Biológicas