EAD: O Mito da Educação Fácil

Autores

  • Maristela Compagnoni Vieira

Resumo

Este trabalho de pesquisa analisa asaproximações/distanciamentos entre o conteúdo veiculado pela mídia que divulga cursos/instituições de Educação a Distância (EAD) e a visão dos alunos de uma instituição de EAD. Por meio da metodologia de Hermenêutica de Profundidade, perpassada pela técnica de Análise de Conteúdo, concluíram-se os distanciamentos existentes entre o entendimento dos sujeitos (alunos de um curso EAD) sobre a qualidade dos cursos na modalidade não presencial e a ideologia veiculada pela mídia quanto à qualidade dos mesmos. As propagandas que divulgam cursos/instituições na modalidade EAD muitas vezes veiculam ideologias que permitem a interpretação da modalidade como uma educação facilitada. Contrariamente, a análise da percepção dos sujeitos de cursos não presenciais evidencia outros aspectos da modalidade. Segundo os sujeitos, a EAD exige do aluno grande dedicação para atendimento da demanda de atividades e o desenvolvimento de habilidades específicas como autonomia e autodisciplina. Já as propagandas apresentam apelos sedutores de cursos pouco onerosos no que concerne a tempo de estudo e rigor acadêmico. Embora a mídia não possa ser responsabilizada por todos os mitos ou preconceitos que envolvam a modalidade EAD, a análise das propagandas e da visão dos alunos permite concluir que algumas campanhas publicitárias depreciam e colaboram para que não seja atribuída à EAD sua devida credibilidade. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, preconceitos, mitos e mídia.

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Como Citar

Vieira, M. C. (2008). EAD: O Mito da Educação Fácil. Revista Da Graduação, 1(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/3486

Edição

Seção

Ciências Humanas