ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS INGRESSANTES E FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA PUCRS SOBRE MÁ CONDUTA CIENTÍFICA

Autores

  • Karen Letícia Canedo Rohde EDIPUCRS

Palavras-chave:

Fonte de origem duvidosa. Percepção de alunos. Ética em pesquisa.

Resumo

As universidades têm uma importante função na sociedade e na formação educacional dos indivíduos. Tanto o ensino como as pesquisas desenvolvidas em meio acadêmico fazem parte da educação. É de clara importância que toda e qualquer pesquisa científica necessite de metodologias apropriadas. Com o início da era digital, é cada vez mais comum o uso de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas científicas, isto tem ocasionado o levantamento de uma série de questões éticas sobre seu uso, pois as fontes utilizadas são muitas vezes de origem duvidosa. Se tratando da formação de futuros pesquisadores, é de grande importância que questões sobre más condutas sejam cada vez mais enfatizadas, pois a ética em todas as etapas de produção do conhecimento é algo crucial para a formação de excelentes profissionais. Este projeto justifica-se pela necessidade de avaliar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Biociências da PUCRS sobre más condutas científicas. A pesquisa se dará através da aplicação deum questionário eletrônico, onde se fará a comparação do conhecimento dos alunos ingressantes e formandos do ano de 2016, a respeito do referido tema. O presente projeto seguirá as recomendações da Resolução 466/2012 da CONEP e será encaminhado à Comissão Científica e ao Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Espera-se que com os resultados alcançados, seja possível perceber o quanto a universidade está transmitindo aos estudantes e jovens pesquisadores, a importância de exercer a atividade científica com profissionalismo e honestidade no decorrer de toda a formação acadêmica. 

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

Letícia Canedo Rohde, K. (2015). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS INGRESSANTES E FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA PUCRS SOBRE MÁ CONDUTA CIENTÍFICA. Revista Da Graduação, 8(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/22131

Edição

Seção

Faculdade de Biociências