ECONOMIA CRIATIVA E INDÚSTRIAS CULTURAIS: HISTÓRICO E PROPRIEDADES

Autores

  • Alison Ribeiro Centeno EDIPUCRS
  • Flávio Paim Falcetta

Palavras-chave:

Economia Criativa, Indústrias Culturais, Sociedade pós-industrial.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a busca de uma consonância dentre as divergentes teorias sobre a Economia Criativa e as Indústrias Culturais. Para assim explicá-las, busca-se seus embasamentos nas teorias da sociedade pós-industrial e as mudanças no perfil social do trabalho e do consumo desde as últimas três décadas do século XX, com o decréscimo social e político do sindicalismo operário e a ascensão dos trabalhadores criativos, analisando o crescimento da cadeia produtiva fundamentada na inteligência e na cultura. Assim, investiga-se as atividades econômicas nas quais a inteligência humana é o mais expressivo insumo, o impacto da Economia Criativa no Brasil e o valor das culturas e tradições brasileiras na atividade econômica nacional. Expôs-se a importância dos segmentos criativo e cultural para o PIB brasileiro e sua capacidade de contribuírem para o crescimento econômico com a valorização do trabalhador, bem como o mérito de políticas públicas que fomentam a Economia Criativa e as Indústrias da Cultura. 

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

Ribeiro Centeno, A., & Paim Falcetta, F. (2015). ECONOMIA CRIATIVA E INDÚSTRIAS CULTURAIS: HISTÓRICO E PROPRIEDADES. Revista Da Graduação, 8(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/22130

Edição

Seção

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia