FOTOJORNALISMO DE RICARDO CHAVES E OLIVIO LAMAS EM VEJA: imagens do caso do sequestro clandestino dos uruguaios em Porto Alegre (1978-1980).

Autores

  • Caio de Carvalho Proença EDIPUCRS

Palavras-chave:

Fotografia, Fotógrafos, Imprensa semanal.

Resumo

O fotojornalismo de Ricardo Chaves e Olívio Lamas na revista semanal Veja pode ser melhor compreendido quando observamos três aspectos que circundam sua produção: o panorama do fotojornalismo no Ocidente, a partir da chamada Segunda Revolução do Fotojornalismo (1960-1980); o contexto do fotojornalismo no Brasil dos anos 1970; e a forma de organização das equipes editoriais em contato com o trabalho dos fotógrafos dentro da revista Veja nesse período. O objetivo dessa reflexão é posicionar estes diferentes aspectos, relacionados à uma vasta produção sobre a História Visual, e compreender as diferentes funções das fotografias sobre o sequestro de Lilián Celiberti e Universindo Díaz, reportado em Veja de 1978 a 1980. 

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

de Carvalho Proença, C. (2015). FOTOJORNALISMO DE RICARDO CHAVES E OLIVIO LAMAS EM VEJA: imagens do caso do sequestro clandestino dos uruguaios em Porto Alegre (1978-1980). Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/20742

Edição

Seção

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas