RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: implicações na aprendizagem de matemática

Autores

  • CAROLINE MAFFI EDIPUCRS

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Aprendizagem, Ensino, Método de ensino.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência realizada com alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. Teve como método de ensino a Resolução de Problemas. Objetiva expressar as contribuições da Resolução de Problemas como método de ensino e as implicações na aprendizagem desses sujeitos. Para tanto, foram propostas diversas situações problema para os estudantes resolverem, das quais, apenas três foram analisadas. Para verificar se a atividade proposta atingiu os seus objetivos, foi feita a análise de um questionário utilizando o método análise de conteúdo, que verificou as percepções dos estudantes sobre problema, problema matemático e o gosto por resolver problemas. Sobre a aprendizagem, buscou-se verificar o que pensam ser o melhor modo de aprender Matemática e como a Resolução de Problemas contribuiu para sua aprendizagem. Os resultados evidenciam que a Resolução de Problemas é um método de ensino eficaz, pois proporciona aos estudantes uma aprendizagem matemática mais significativa e contextualizada.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

MAFFI, C. (2015). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO: implicações na aprendizagem de matemática. Revista Da Graduação, 8(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/20731

Edição

Seção

Faculdade de Matemática