SINTONIA DE UM CONTROLADOR PID EM UM SISTEMA DE CONTROLE DE VAZÃO

Autores

  • Vinícius Pereira Pires EDIPUCRS

Palavras-chave:

Sintonia de controladores. Controlador PID. Método da Sensibilidade Limite. Método IMC. Critérios de desempenho de controladores.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da sintonia dos parâmetros de um controlador PID a partir da identificação do modelo dinâmico do controle de vazão da planta piloto PCT40 da Armfield. A função de transferência da planta foi obtida pelo método da Curva de Reação do Processo através de uma perturbação em degrau na variável manipulada (rotação da bomba). Os parâmetros de ajuste do controlador foram identificados pelo método da Sensibilidade Limite (Ziegler e Nichols) e pelo método IMC (Internal Model Control). Os resultados indicaram que o método IMC não é adequado para sintonizar o controlador de vazão dessa unidade piloto, visto que apresentou uma resposta instável frente a uma perturbação em degrau da variável de entrada do controlador (set point). O método da Sensibilidade Limite apresentou sintonia adequada para o controlador PID, conseguindo manter a variável controlada em valores pré-determinados.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Pereira Pires, V. (2014). SINTONIA DE UM CONTROLADOR PID EM UM SISTEMA DE CONTROLE DE VAZÃO. Revista Da Graduação, 7(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/19526

Edição

Seção

Faculdade de Engenharia