A PUBLICIDADE NAS REVISTAS EM QUADRINHOS: um comparativo entre as publicações dos anos 80 e 2000

  • Bernardo Guimarães da Rosa EDIPUCRS
Palavras-chave: História em quadrinhos, publicidade, anúncios, anos 80, anos 2000.

Resumo

Esta monografia tem como objetivo apontar as semelhanças e diferenças na publicidade presente em histórias em quadrinhos (HQs) dos anos 80 e 2000. Será apresentada uma contextualização sobre a incorporação das histórias em quadrinhos na sociedade, passando pelas definições sobre o que de fato são as HQs, sua evolução pelo mundo e o surgimento no Brasil. Também serão tratados elementos constituintes da indústria dos quadrinhos, assim como o papel do cinema e do licenciamento no crescimento e consequente fortalecimento da indústria. Este estudo utiliza método qualitativo de cunho exploratório com técnicas de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa de anúncios publicitários pertencentes a publicações de ambas as décadas estudadas (anos 80 e 2000). A análise se deu inicialmente título a título, pelos pares de quadrinhos, iniciando sempre pelo mais antigo e, posteriormente, o mais atual. Para fins de análise comparativa, as revistas em quadrinhos dos anos 2000 selecionadas, foram dos mesmos títulos das revistas que também foram analisadas da década de 80. Desta forma os anúncios de cada década foram comparados. Como principais resultados, se descobriu que existem mais diferenças do que semelhanças na publicidade entre as décadas analisadas e, principalmente, a expressiva diminuição do número de anúncios e diversidade de marcas anunciantes com o passar do tempo.
Publicado
2014-11-12
Como Citar
Guimarães da Rosa, B. (2014). A PUBLICIDADE NAS REVISTAS EM QUADRINHOS: um comparativo entre as publicações dos anos 80 e 2000. Revista Da Graduação, 7(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/19339
Seção
Faculdade de Comunicação Social