ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA MENINOS: O MITO DO HERÓI E OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS NO DISCURSO

Autores

  • Valdemir de Souza Vicente EDIPUCRS

Palavras-chave:

Gênero do discurso, Mito do herói, Narrativa, Signo ideológico

Resumo

O objetivo desta monografia é analisar como os anúncios publicitários voltados ao público infantil masculino se constituem enquanto gênero e discurso e como, através da narrativa heroica, eles interpelam a criança à aquisição do produto. Para tal, partimos de uma análise da narrativa presente no corpus, enumerando cada um dos seus estágios. A seguir, analisamos como esses elementos constituem o mito do herói dentro da história e, interpretando essas representações míticas como um signo ideológico, refletimos sobre como eles dialogam com seu público alvo. Por fim, fizemos uma análise sobre o gênero do discurso anúncio publicitário, como os anúncios dialogam entre si e como são utilizados nas relações de concorrência entre as empresas. Para desenvolver a reflexão, utilizamos anúncios de produtos relacionados aos heróis Ben 10 e Max Steel, buscando problematizar as relações míticas e discursivas na esfera publicitária e seus diálogos com o público infantil. A análise é baseada na teoria de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2010a, BAKHTIN, 2010b), em Barthes (BARTHES, 2003) e em Campbell (CAMPBELL, 1988, CAMPBELL, 2007).

Biografia do Autor

Valdemir de Souza Vicente, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

de Souza Vicente, V. (2013). ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA MENINOS: O MITO DO HERÓI E OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS NO DISCURSO. Revista Da Graduação, 6(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/13772

Edição

Seção

Faculdade de Letras