CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Cíntia Albertoni EDIPUCRS

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguística, Fonologia, Ensino-aprendizagem,

Resumo

Este trabalho apresenta como tema central conhecimentos linguísticos necessários ao professor alfabetizador, a fim de que possa auxiliar na compreensão e desmitificação dos erros de ortografia. Dessa forma, sintetiza os aspectos fono-ortográficos fundamentais de que o professor deve se apossar para conduzir a bom termo a importante tarefa de alfabetizar; são conhecimentos relativos à natureza de nosso sistema ortográfico e à sua história; à natureza de nosso sistema consonantal e a sua relação com o plano das letras; as implicações do sistema fono-ortográfico da língua portuguesa para a alfabetização e categorias para classificação das falhas de escrita, seguindo determinados critérios dos autores Miriam Lemle e Sírio Possenti. Não é um trabalho exaustivo, no entanto, relaciona as implicações decorrentes dos conhecimentos linguísticos com o modo de avaliar os desvios ortográficos cometidos pelos alunos no decorrer do processo de alfabetização, visando auxiliar na prática docente do professor alfabetizador.

Biografia do Autor

Cíntia Albertoni, EDIPUCRS

Gilbertto Keller

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Como Citar

Albertoni, C. (2012). CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS AO PROFESSOR ALFABETIZADOR. Revista Da Graduação, 5(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/12424

Edição

Seção

Faculdade de Letras