UM AMBIENTE DE KDD & BI PARA REDES TELECOM

Autores

  • Abraão Garcia Reckziegel EDIPUCRS
  • Adilson Favero EDIPUCRS

Palavras-chave:

Knowledge-Discovery Data. Data Mining, Business Intelligence. Modelo OLAP. Banco de dados. Telecomunicações. Data Warehouse.

Resumo

Atualmente as operadoras de telefonia móvel coletam milhares de dados sobre as chamadas executadas pelos seus clientes em suas redes. Estas informações servem como base para o órgão ANATEL aplicar indicadores de desempenho dos serviços prestados por estas operadoras. O problema enfrentado pelas operadoras é a identificação em tempo hábil dos dados que registram chamadas com problemas, e que por sua vez, degradam os indicadores frente a ANATEL. Análises são necessárias para possibilitar uma atuação que vise à melhoria dos indicadores, porém, são demasiadamente longas, complexas e de grande esforço manual para obtê-las. A solução mostrada neste documento tem como finalidade construir um ambiente de BI que facilite a tomada de decisão das operadoras, em tempo hábil no crescimento de seus indicadores ANATEL. Com o auxílio de um modelo Data Warehouse e técnicas de KDD, a ferramenta apresentará relatórios dinâmicos, de fácil leitura, construção simples e acesso ilimitado aos gestores destas áreas.

Downloads

Como Citar

Garcia Reckziegel, A., & Favero, A. (2012). UM AMBIENTE DE KDD & BI PARA REDES TELECOM. Revista Da Graduação, 5(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/graduacao/article/view/11417

Edição

Seção

Faculdade de Informática