Educação inclusiva

Um desafio constante no sistema capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.37548

Palavras-chave:

Educação, Educação inclusiva, Políticas públicas, Direitos

Resumo

Este artigo se propõe a relacionar o debate da educação com o modelo de sociedade do capital e, para isso, parte de uma determinada experiência de atuação na área do ensino superior público. Esse ponto é disparador para adentrar no modelo de educação e, consequentemente, no campo da inclusão na educação. Faz-se sinalizações sobre a contradição inerente aos conflitos e complexidades que constituem essas temáticas, demarcando o antagonismo do que é preconizado na concepção de educação inclusiva, com a declarada intenção do capital em subordinar a educação, cada vez mais, à mercadoria. Ao estender a análise, são realizados apontamentos sobre as barreiras de acesso, bem como o desenvolvimento de medidas que possibilitam melhores condições de acessibilidade aos estudantes com deficiência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Carolina Piá Verdum, Residencial Terapêutico Nossa Família, Gravataí, RS, Brasil.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil, Assistente Social do Residencial Terapêutico Nossa Família, em Gravataí, RS, Brasil.

Fernanda Lanzarini da Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Serviço Social e Especialista em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil, servidora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora do Departamento e Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Terra, Trabalho e Política Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Verdum, C. P., da Cunha, F. L., & Lusa, M. G. (2021). Educação inclusiva: Um desafio constante no sistema capitalista. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e37548. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.37548

Edição

Seção

Artigos e Ensaios