Vulnerabilidade Educacional e Vulnerabilidade Acadêmica

Aspectos conceituas e empíricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.2.37292

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, vulnerabilidade educacional, vulnerabilidade acadêmica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de vulnerabilidade aplicado ao âmbito educacional, especialmente, ao ensino superior. Trata-se de um estudo fundamentado na revisão bibliográfica e análise crítica. O objetivo é possibilitar alternativas politizadoras à sua acepção, compreendendo as diferentes definições conceituais, o sentido predominante e limitador propiciado ao conceito, o qual é incorporado pelas políticas sociais. O debate sobre a vulnerabilidade, em âmbito acadêmico, revela problemáticas específicas e inter-relacionadas em relação ao acesso, permanência/evasão e conclusão do ensino superior. O aporte teórico fundamental oferece consistência às propostas e possibilidades interventivas, a partir de metodologias específicas.

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Biografia do Autor

Juliana Palavezzini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos, PR, Brasil

Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil. Assistente Social da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

Jolinda de Moraes Alves, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil

Doutora em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus Assis/SP (UNESP/Assis/SP), em Assis, SP, Brasil. Docente e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Palavezzini, J., & de Moraes Alves, J. . (2020). Vulnerabilidade Educacional e Vulnerabilidade Acadêmica: Aspectos conceituas e empíricos. Textos & Contextos (Porto Alegre), 19(2), e37292. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.2.37292

Edição

Seção

Artigos e Ensaios