O tema movimentos sociais nos espaços de divulgação e socialização do conhecimento no Serviço Social na primeira década do milênio

Autores

  • Edaléa Maria Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Bárbara Schuelter Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Serviço Social, Produção de Conhecimento

Resumo

O presente trabalho é resultado final de pesquisa realizada junto ao grupo de pesquisa MOSCOPSS – Movimentos Sociais Contemporâneos, Políticas Sociais Setoriais e Serviço Social – do Departamento de Serviço Social da UFSC. Apresenta o resultado quanti-qualitativo quanto à presença da temática movimentos sociais nos primeiros dez anos do milênio em trabalhos publicados nos eventos promovidos pela categoria profissional no Brasil: os Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e os Encontros Nacionais de Pesquisa em Serviço Social (ENPESS). Os dados coletados permitem afirmar que o tema não desapareceu por completo nesses espaços de socialização do conhecimento no serviço social, ainda que a profissão tenha tido um distanciamento profundo em relação ao mesmo, fruto das referencias teóricas que orientaram as reflexões do tema na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edaléa Maria Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (2004), Professora Adjunto IV, do Departamento de Serviço Social da UFSC - DSS, e líder do grupo de estudo e pesquisa MOSCOPSS – Movimentos Sociais Contemporâneos, Políticas Sociais Setoriais e Serviço Social.

Bárbara Schuelter, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

graduando a 7ª fase do curso de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, bolsista do grupo de estudo e pesquisa MOSCOPSS – Movimentos Sociais Contemporâneos, Políticas Sociais Setoriais e Serviço Social desde 2010, e realizando estágio na Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2011).

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Ribeiro, E. M., & Schuelter, B. (2011). O tema movimentos sociais nos espaços de divulgação e socialização do conhecimento no Serviço Social na primeira década do milênio. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 314–330. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fass/article/view/9634

Edição

Seção

Serviço Social, produção do conhecimento e políticas sociais