Serviço Social e formação em tempos de crise do capital e de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.41383

Palavras-chave:

formação profissional, crise, pandemia, educação, política pública

Resumo

No Brasil, os retrocessos gerados pela crise capitalista no âmbito dos direitos sociais e das políticas sociais se intensificaram no contexto da crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, que desnudou as desigualdades sociais e consequentemente tem levado ao crescimento das necessidades sociais e de saúde dos segmentos da população. Essa conjuntura tem apresentado desafios a serem enfrentados no âmbito da intervenção, da ciência, da educação superior, da pesquisa e da formação, com destaque para a formação profissional do e no Serviço Social. É neste contexto que buscamos refletir sobre a formação profissional do assistente social, dando-se nas interfaces entre o processo formativo da e na universidade, e o fazemos mediado pelo desafio de construir propostas para o enfrentando no tempo presente desse contexto de crise do capitalismo e de pandemia da COVID-19. Trata-se de uma discussão analítica e conceitual com base na literatura especializada da temática.

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Biografia do Autor

Laína Jennifer Carvalho Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil; doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil. Bolsista CAPES/Brasil no Conservatoire National des Arts et Métiers, em Paris, França, pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), Edital n.º 10/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil.

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; pós-doutorado em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; assistente social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil; socióloga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Brasil.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

Araújo, L. J. C., & Joazeiro, E. M. G. (2023). Serviço Social e formação em tempos de crise do capital e de pandemia. Textos & Contextos (Porto Alegre), 22(1), e41383. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.41383

Edição

Seção

Artigos e Ensaios