Capitalismo dependente, Estado e autoritarismo no Brasil

Palavras-chave: Estado, Capitalismo Dependente, Autoritarismo, Nova direita, Classes sociais

Resumo

Como resultado de pesquisas sobre a articulação, no Brasil atual, entre Estado, capitalismo dependente e nova direita, este texto enfatiza questões estruturantes e conjunturais das peculiaridades do capitalismo no País, com o objetivo de discutir as relações entre Estado, classes sociais, autocracia burguesa, democracia restrita, nova direita e autoritarismo. Seguindo a perspectiva materialista histórica dialética e referenciado em revisão de literatura especializada, o texto estrutura-se e apresenta como resultados: o entendimento do Estado capitalista como relação social contraditória moldada pelas lutas de classe, suas particularidades no Brasil sob as bases do capitalismo dependente; a heteronomia, padrão compósito de hegemonia burguesa e os limites da democracia no Brasil, como eixos estruturantes e dinâmicos da especificidade brasileira; e o autoritarismo como produto da corrente ideológica da nova direita, com tendência de radicalização, presente nas ações políticas nacionais que seguem características do Ur-fascismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Potyara Pereira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB. Vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/UnB) e líder do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA/PPGPS/UnB), inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Janaína Lopes do Nascimento Duarte, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da UnB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/UnB) e do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA/PPGPS/UnB), bem como vice-coordenadora da Rede Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social (CADESS), ambos inscritos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Liliam dos Reis Souza Santos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil; professora do Departamento de Serviço Social da mesma instituição. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/UnB) e vice-líder do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA/PPGPS/UnB), inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Referências

BANCOS lucraram 8 vezes mais no governo de Lula do que no de FHC. 2014. Valor Econômico, 12 set. 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/bancos-lucraram-8-vezes-mais-no-governo-de-lula-do-que-no-de-fhc. Acesso em: 7 fev. 2021

BROWN, Wendy. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015.

BROWN, Wendy. American Nightmare: Neoliberalism, Neoconservatism, and Democratization. In: Political Theory, v. 34, n. 6, p. 690-714, Dec. 2006.

CARDOSO, Miriam Limoeiro. Sobre a teorização do capitalismo dependente em Florestan Fernandes. In: FÁVERO, Osmar (org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas, SP: Autores Associados; Niterói, RJ: EDUFF, 2005. p. 7-40.

CASARA, Rubens R. R. O estado pós-democrático [recurso eletrônico]: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis/ Rubens R. R. Casara. Edição do Kindle. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. Recurso digital

ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2018.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo Dependente e Imperialismo. In: Em busca do socialismo: últimos escritos e outros textos. São Paulo: Xamã, 1995a. p. 139-144.

FERNANDES, Florestan. Imperialismo e Revolução Autocrático-Burguesa. In: Em busca do socialismo: últimos escritos e outros textos. São Paulo: Xamã, 1995b. p. 133-138.

FERNANDES, Florestan. Democracia e Desenvolvimento: A transformação da periferia e o Capitalismo Monopolista da Era Atual. São Paulo: Hucitec, 1994.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de janeiro: Zahar, 1975a.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975b.

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. In: Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Biblioteca de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. p. 9-90.

GEORGE, Vic; WILDING, Paul. Welfare and Ideology. New York: Harvester/Wheatsheaf, 1994.

IASI, Mauro. Política, Estado e Ideologia na trama conjuntural. São Paulo: Expressão Popular – ICP, 2017.

INCT. A cara da Democracia no Brasil. Satisfação com a democracia e a conjuntura política no Brasil. Relatório N. 1 de divulgação de pesquisa nacional realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. Belo Horizonte-Brasília-Campinas-Rio de Janeiro: INCT, maio/2018.

JESSOP, Bob. O Estado e a Construção de Estados. Outubro - Revista do Instituto de Estudos Socialistas, São Paulo, n. 15, p. 1516-6333, 2007.

KING, Desmond. The New Right: Politics, Markets and Citizenship. London: The Macmillan Press, 1987.

MURGIA, Michela. Instruções para se tornar um fascista. Biblioteca Antagonista. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2019.

OSORIO, Jaime. O Estado no Centro da Mundialização – A sociedade civil e o tema do poder. 1. ed. Tradução de Fernando Correa Prado. São Paulo: Outras expressões, 2014.

PEREIRA, Camila Potyara. Proteção Social no Capitalismo: crítica a teorias e ideologias conflitantes. São Paulo: Cortez, 2016.

PEREIRA, Camila Potyara. Nova direita e Política Social: neoliberalismo, neoconservadorismo e a negação de direitos. In: GÓIS, João Bôsco Hora; SOUZA, Sidimara Cristina. Temas de Política Social: análises e discussões. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1.

PEREIRA-PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Estado, sociedade e esfera pública. In: CFESS; ABEPSS. (org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. 1. ed. Brasília: CFESS, 2009. v. 1, p. 285-300.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1980.

RAMONET, Ignacio. Ante lo desconocido…La pandemia y el sistema-mundo. In: Cuba Debate, Especiales, Sociedad, 25 abr. 2020. Disponível em: http://www.cubadebate.cu/especiales/2020/04/25/especial-de-ignacio-ramonet-ante-lo-desconocido-la-pandemia-y-el-sistema-mundo/#.XvZycChKjIX. Acesso em: 3 maio 2020.

RAMOS, Nuno. O Baile da Ilha Fiscal. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 de maio de 2020. Ilustríssima – Coronavírus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima /2020/05/brasil-enfrenta-duplo-apocalipse-com-bolsonaro-e-coronavirus-reflete-nuno-ramos.s html. Acesso em: 4 maio 2020.

Publicado
2021-05-06
Como Citar
Pereira, C. P., Duarte, J. L. do N., & Santos, L. dos R. S. (2021). Capitalismo dependente, Estado e autoritarismo no Brasil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e39228. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39228
Seção
Artigos e Ensaios