“A cozinha é o coração da casa”

Conversando sobre gênero e sexualidade com a equipe de uma unidade de saúde

Palavras-chave: Gênero e Sexualidade, Atenção Primária à Saúde, Conservadorismo, Cotidiano, Agnes Heller

Resumo

O presente texto é fruto de investigação científica realizada em pós-graduação na área da saúde pública, cujo objetivo foi analisar como os temas de gênero e de sexualidade aparecem nas narrativas dos trabalhadores de uma unidade de saúde que atuam com saúde da família e da comunidade. A metodologia, fundamentalmente qualitativa, procurou acionar reflexões a partir de notícias e de imagens deixadas nas mesas da cozinha da unidade de saúde, onde ocorreram “encontros do cotidiano”. O estudo revelou que essas temáticas se conectam com diferentes dimensões da vida dos sujeitos – entre elas a dimensão afetiva, responsável por mobilizar narrativas moralizadoras e conservadoras próprias do espaço do cotidiano a respeito do tema de gênero e de sexualidade. A intenção da pesquisa foi também demonstrar que o espaço do cotidiano é potente para a realização de metodologias de educação mais conectadas ao conhecimento popular e, por isso, mais transformadoras de comportamentos preconceituosos e conservadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gomes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor, mestre e bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil).

Referências

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética: fundamentos sócio- históricos. São Paulo: Cortez, 2009.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 2, morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1966.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península, 1977.

HELLER, Agnes. Uma teoria da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 6. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.

IASI, Mauro. De onde vem o conservadorismo? In: Blog da Boitempo, 2015. Disponível em: http://blogdaboitempo.com.br/2015/04/15/de-onde-vem-o-conservadorismo. Acesso em: 16 nov. 2021.

KOSÍK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LUKÁCS, Georg. Estetica: la peculiaridad de lo estetico. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966. t. 1.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

MEYER, Dagmar Estermann et. al. Você aprende. A gente ensina? Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, 2006.

NETTO, Leila Escorsim. O conservadorismo clássico: elementos de caracterização e crítica. São Paulo: Cortez, 2011.

NISBET, Robert. O conservadorismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1987.

PADILHA, Vitória Braga. O cuidado integral de pessoas LGBTs na atenção primária à saúde a partir das percepções de psicólogas/os de um serviço de saúde comunitária de Porto Alegre/RS. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Programa de Saúde da Família e Comunidade) – Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1-6, 2008.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Ferreira, G. G. (2021). “A cozinha é o coração da casa”: Conversando sobre gênero e sexualidade com a equipe de uma unidade de saúde. Textos & Contextos (Porto Alegre), 20(1), e38940. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.38940
Seção
Artigos e Ensaios