Estágio em Serviço Social: reflexões a partir da realidade da supervisão de campo / Training in Social Work: reflections from the reality of stage supervision

Autores

  • Emanuel Jones Xavier Freitas Universidade Santo Amaro
  • Luciane Cássia Faria Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.2.26896

Palavras-chave:

Assistente social. Serviço social. Supervisão de estágio.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo problematizar as características do estágio supervisionado em Serviço Social, especialmente sob o prisma da supervisão direta de estágio em campo, abordagem ainda incipiente sob o ponto de vista de referências literárias, embora se constitua como dimensão formativa relevante e que demanda intensa e profunda reflexão. Desenvolveu-se estudo de nível descritivo (HERNANDEZ et al., 2013) e de natureza qualitativa (GOGOY, 1995), instrumentalizado por formulário survey (PINSONNEAULT; KRAEMER, 1993), por meio do qual buscou-se observar características dos assistentes sociais no processo de supervisão direta de estágio em campo. Conclui-se, pelo presente estudo, que qualificar o processo de supervisão de campo de estágio segue como relevante desafio a ser superado pela categoria profissional, dadas as condições por meio das quais o processo tem sido conduzido no cenário contemporâneo.

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Biografia do Autor

Emanuel Jones Xavier Freitas, Universidade Santo Amaro

Assistente Social (CRESS/SP 39524/9) pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI, 2008), especialista em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor (PUC/SP, 2012), mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, (UPM, 2015), linha de pesquisa Gestão Humana e Social nas Organizações. Atualmente desenvolve atividades de Coordenação do Curso de graduação e de Estágios em Serviço Social na Universidade de Santo Amaro - UNISA, atuando ainda como docente no Centro Universitário Ítalo Brasileiro e como Assistente Social Organizacional na Petrobras Transportes - TRANSPETRO S.A. Possui ampla experiência em Serviço Social Organizacional com foco em Gestão de Saúde Corporativa e Qualidade de Vida no Trabalho e também em Assistência Médica Domiciliária, prestando serviços eventuais de elaboração de material didático instrucional em diversas instituições de ensino superior.

Luciane Cássia Faria, Universidade Santo Amaro

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro (UNISA, 2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Santo Amaro (UNISA, 2004). Especialista em Administração e Planejamento de Programas Sociais pela Universidade Veiga de Almeida (UVA, 2008). Graduada em Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA, 2001). Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Santo Amaro (UNISA) e União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP). Coordenadora Adjunta do Curso de Serviço Social da Universidade Santo Amaro (UNISA). Experiência na Política de Assistência Social, com ênfase em Trabalho Social com Famílias e Gestão de equipe multidisciplinar.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Xavier Freitas, E. J., & Faria, L. C. (2017). Estágio em Serviço Social: reflexões a partir da realidade da supervisão de campo / Training in Social Work: reflections from the reality of stage supervision. Textos & Contextos (Porto Alegre), 16(2), 427–439. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.2.26896

Edição

Seção

Serviço Social, Trabalho e Formação