Ato Infracional e Privação de Liberdade: a permanência da cultura da institucionalização para adolescentes pobres no Brasil / Misdemeanor Act and Deprivation of Liberty: the permanence of the institutionalization culture for poor adolescents in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.2.23454

Palavras-chave:

Adolescente, Ato infracional, Institucionalização.

Resumo

O presente trabalho busca refletir criticamente sobre o atendimento aos adolescentes acusados da autoria de atos infracionais no Brasil, a partir da análise dos dados quantitativos, que integram os levantamentos nacionais do atendimento socioeducativo de 2009 a 2012, realizados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Considerando os índices que referem um aumento gradativo do número de adolescentes internados em instituições fechadas, buscamos analisar a permanência da cultura da institucionalização e do confinamento voltada aos adolescentes pobres considerados infratores, que, a nosso ver, vige mesmo após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e da proposição do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Celestino, Universidade Federal do Tocantins

**Assistente Social graduada pela Universidade Federal Fluminense - UFF Niterói, mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGSS-PUC RIO), pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) e professora assistente do Colegiado de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Referências

ABREU, Waldir. E a criminalidade infantil? Arquivos do Juizado de Menores do Distrito Federal: Rio de Janeiro, 1957.

ALERJ. Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura. Relatório Anual do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura 2014. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ALERJ, 2015.

BATISTA, Vera Malaguti. Difíceis ganhos fáceis- drogas e juventude pobre no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

BASTOS, Valéria Pereira. Caminhos e descaminhos da política de atendimento à criança e ao adolescente no estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) - PUCRJ, 1993.

BAZÍLIO, Luiz Cavalieri. O menor e a ideologia de segurança nacional. Belo Horizonte: Veja-Novo Espaço, 1985.

BRASIL. Decreto nº 17.943, Código de Menores de 1927.

BRASIL. Lei nº 6.697, Código de Menores de 1979.

BRASIL. Ministério da Previdência e Assistência Social. Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor. FUNABEM ano 20. Coordenadoria de Comunicação Social. Rio de Janeiro. 1984.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo. Brasília, 2009.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei. Brasília, 2010.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Levantamento Nacional Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei. Brasília, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Levantamento Anual dos/as Adolescentes em Conflito com a Lei – 2012. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FALEIROS, Vicente de Paula. Infância e Processo Político no Brasil. In: PLOTTI, Francisco; RIZZIN, Irene (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Tradução Dante Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 2013.

IAMAMOTO, Marilda Vilella. Serviço social em tempos de capital e fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da questão social. Temporalis, Brasília, ano 2, v. 3, 2001.

______. Pequena história da ditadura brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.

RIZZINI. Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. 2.ed rev. São Paulo: Cortez, 2008.

______. Crianças e menores: do pátrio poder ao pátrio dever. Um histórico da legislação para a infância no Brasil. In: PLOTTI, Francisco; RIZZIN, Irene (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUCRJ; São Paulo: 2004.

RIZZINI. Irma. Assistência à infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro: Santa Úrsula, 1993.

______. Meninos desvalidos e menores transviados. A trajetória da assistência pública até a Era Vargas. In: PLOTTI, Francisco; RIZZIN, Irene (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SALES, Mione Apolinario. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Maria Liduina de Oliveira e. Entre proteção e punição: o controle sociopenal dos adolescentes. São Paulo: Ed. UNIFESP, 2011.

STEPAN, Nancy Leys. A hora da eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. (Coleção História e Saúde)

WACQUANT, Loic. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Tradução Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2003, 3.ed., revisada e ampliada 2007.

______. WACQUANT, Loic. Forjando o estado neoliberal: trabalho social, regime prisional e insegurança social. In: BATISTA, Vera Malaguti (Org.). Loic Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Celestino, S. (2016). Ato Infracional e Privação de Liberdade: a permanência da cultura da institucionalização para adolescentes pobres no Brasil / Misdemeanor Act and Deprivation of Liberty: the permanence of the institutionalization culture for poor adolescents in Brazil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 15(2), 437–449. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.2.23454

Edição

Seção

Proteção Social Especial e Atendimento Socioeducativo