Reflexões Sobre a Prática Profissional do Assistente Social: relação teoria-prática, historicidade e materialização cotidiana / Reflections on the Professional Practice of Social Workers: theory-practice relationship, historicity and materializing...

Autores

  • Arnaldo Xavier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Regina Célia Tamaso Mioto Professora da Universidade Católica de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18520

Palavras-chave:

Prática Profissional, Serviço Social, Teoria-Prática, Cotidiano Profissional.

Resumo

Este ensaio traz um estudo exploratório de cunho bibliográfico acerca do debate em torno da prática profissional dos assistentes sociais. O objetivo é refletir sobre o conceito de prática profissional tratando especificamente de três características: sua historicidade; a relação teoria/prática; sua materialização no cotidiano, as três ancoradas, sobretudo, em autores como: Heller (1992), em relação ao cotidiano; Iamamoto (2007), sobre a historicidade; e Santos (2006) no debate em torno da relação teoria. Neste âmbito, busca-se refletir sobre as potencialidades profissionais almejando contribuir para o debate da categoria e a produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Xavier, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor junto ao Departamento de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina e Tutor da Residência Multiprofissional no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regina Célia Tamaso Mioto, Professora da Universidade Católica de Pelotas no Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia-IT. Atualmente é professora da Universidade Católica de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina, onde integra o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Políticas Sociais. Concentra suas pesquisas no campo da política social. Particularmente na interação política social e família; política social e serviços sociais; política social, formação e práticas profissionais com ênfase na formação e no trabalho dos assistentes sociais.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Xavier, A., & Mioto, R. C. T. (2014). Reflexões Sobre a Prática Profissional do Assistente Social: relação teoria-prática, historicidade e materialização cotidiana / Reflections on the Professional Practice of Social Workers: theory-practice relationship, historicity and materializing. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(2), 355–365. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18520

Edição

Seção

Trabalho do Assistente Social