Aspectos Sociais e Econômicos das Famílias “Casos Novos” de um Programa de Implante Coclear / Social and Economic Aspects of Families “New Cases” of a Cochlear Implant Program

Autores

  • Talita Fernanda Stabile Fernandes Universidade de São Paulo
  • Sonia Tebet Mesquita Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16291

Palavras-chave:

Serviço Social. Família. Implante Coclear.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os aspectos socioeconômicos que envolvem as famílias de candidatos ao implante coclear no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), Universidade de São Paulo (USP). O estudo foi documental, baseado na análise do instrumental de estudo socioeconômico do Serviço Social (GRACIANO; LEHFELD, 2010; GRACIANO, 2013), constante no prontuário dos usuários. O documento foi aplicado com os usuários e familiares, agendados como casos novos durante o período de setembro de 2012 a março de 2013, num total de 88 famílias. Os resultados permitiram identificar os principais aspectos sociais e econômicos que envolvem os casos novos candidatos ao implante coclear e constatou que a aplicação do instrumental no atendimento inicial, pelo Serviço Social, é um método eficaz para um conhecimento aproximativo da realidade socioeconômica e cultural do usuário e família a ser transmitida à equipe interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Fernanda Stabile Fernandes, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Reabilitação na Universidade de São Paulo e Assistente Social na Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.

Sonia Tebet Mesquita, Universidade de São Paulo

Doutora em Serviço Social na Universidade Estadual Paulista - Campus Franca/SP e Assistente Social no Setor Projetos Comunitários do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-08-26

Como Citar

Fernandes, T. F. S., & Mesquita, S. T. (2014). Aspectos Sociais e Econômicos das Famílias “Casos Novos” de um Programa de Implante Coclear / Social and Economic Aspects of Families “New Cases” of a Cochlear Implant Program. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(1), 143–158. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16291

Edição

Seção

Política de Saúde, Interdisciplinaridade e Família