Sonhos e Psicanálise no filme “A pele que habito”.
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.30502Palavras-chave:
sonhos, psicanálise, cinema, trauma, realização alucinatória de desejosResumo
Este artigo se propõe a analisar a dimensão onírica presente no filme A Pele que habito (La piel que habito, Pedro Almodóvar, 2011). Através da teoria psicanalítica, serão levantadas hipóteses interpretativas para os sonhos das personagens Roberto e Vera. Sonhos traumáticos e realizações alucinatórias de desejos inconscientes são leituras possíveis para se compreender a subjetividade dos protagonistas e a escolha narrativa do diretor espanhol.
Referências
ALMODÓVAR, Pedro C. Labirinto de paixões. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 1982. 100 min. Color. Son.
_____________________. Fale com ela. [Filme-vídeo]. Produção de Agustín Almodóvar e Pedro Almodóvar, direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 2002. 112 min. Color. Son.
_____________________. A pele que habito. [Filme-vídeo]. Produção de Agustín Almodóvar e Pedro Almodóvar, direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 2011. 120 min. Color. Son.
COUTINHO, Angélica; LIRA GOMES, Breno (orgs.). El deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar. Brasília: CCBB, 2011.
FREUD, Sigmund [1899]. A interpretação dos sonhos. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
________________ [1920]. Além do princípio do prazer. In: História de uma neurose infantil ( “O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920) – Obras completas, vol. 14. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 120 – 178.
________________ [1933]. Novas conferências introdutórias à Psicanálise. In: O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936) – Obras completas, vol. 18. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 90-188.
METZ, C. O Significante Imaginário – Psicanálise e Cinema. Lisboa: Horizonte., 1980.
PEREIRA, J. V. S. Psicanálise e cinema: sexualidade, desejo e pulsão de morte em Almodóvar. 2015. 82f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, PPGPSI-UFSJ, São João del-Rei, 2015.
STRAUSS, F. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal. 1983.
ŽIŽEK, S. The Pervert’s Guide to Cinema. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Sophie Fiennes. Roteiro e narração: Slavoj Žižek. Inglaterra. Amaeba Film, Kasander Film Company, Lone Star Productions, Mischief Films. 150 min. color, son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.