Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim

  • Sandra Straccialano Coelho Universidade Federal da Bahia (UFBA)/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (MESTRADO E DOUTORADO)

Resumo

O presente artigo pretende discutir os limites entre o biográfico e o musical no contexto da produção documental brasileira contemporânea. Para tanto, apresenta uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim (2011), documentário que se caracteriza pelo protagonismo da matéria musical e que aponta para a possibilidade de expansão dos limites do documentário biográfico musical para além de sua fórmula mais corrente, normalmente centrada no recurso de depoimentos.

Biografia do Autor

Sandra Straccialano Coelho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (MESTRADO E DOUTORADO)
Professora permanente do Póscom/UFBA, onde é bolsista do programa PNPD/CAPES. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBa). Membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom) e do comitê editorial da Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura. Investigadora colaboradora no Centro de Estudos das migrações e das relações interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI/UAB).

Referências

ALTMAN, Rick. Film genre, London: British Film Institute, 1999.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

BAMBA, Mahomed. Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática, Crítica cultural, v.8, n.2, jul.-dez 2013, 219-237.

CARVALHO, Márcia. O rock desligado de Lóki, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp. 75-99.

______________ A biografia cantada de A música segundo Tom Jobim In: Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos, Salavdor: Edufba, 2015, pp.121-132.

DOS SANTOS, Nelson Pereira; JOBIM, Dora. [HDCam]. A música segundo Tom Jobim. Produção de Marcia Pereira dos Santos, Maurício Andrade Ramos e Rodrigo Saturnino. Rio de Janeiro, 2011. 88m. color. son.

FARIA JR., Miguel. Chico: artista brasileiro. Produção de Miguel Faria Jr. Rio de Janeiro, 2015. 110 min. cor. son.

LIMA, Cristiane. Música em cena: à escuta do documentário musical brasileiro, tese apresentada ao Programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.

MAIA, Guilherme. Aspectos da música no documentário brasileiro contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.100-126.

MATOS JR., Décio. [35 mm]. Fabricando Tom Zé. Produção de Omar Jundi. Brasil, 2004. 85 min. cor. son.

ODIN, Roger. De la fiction, Bruxelas: De Boeck, 2000.

RAMOS, Luciano. Como explicar o ímpeto do documentário musical brasileiro? Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.127-150.

ROCHA, Eryck. [HD]. Jards. Produção de Eryck Rocha. Brasil, 2012. 93 min. cor. son.

SILVEIRA, Breno. [35 mm]. 2 Filhos De Francisco: A história de Zezé Di Camargo & Luciano. Produção de Pedro Buarque de Hollanda et al. Brasil, 2005. 127 min. cor. son.

_______________. [35 mm]. Gonzaga: de pai para filho. Produção de Cibele Santa Cruz. Brasil, 2012. 120 min. cor. son.

TAVARES, Denise. Subjetividades transbordantes: apontamentos sobre o documentário biográfico, memória e história, Doc On-line, n.15, dezembro 2013, pp. 111-131.

WERNECK, Sandra; CARVALHO, Walter. Cazuza: o tempo não pára. [35 mm] Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro, 2004. 90 min. cor. son.

Publicado
2017-10-17
Seção
Artigos