Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29554Resumo
O presente artigo pretende discutir os limites entre o biográfico e o musical no contexto da produção documental brasileira contemporânea. Para tanto, apresenta uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim (2011), documentário que se caracteriza pelo protagonismo da matéria musical e que aponta para a possibilidade de expansão dos limites do documentário biográfico musical para além de sua fórmula mais corrente, normalmente centrada no recurso de depoimentos.Referências
ALTMAN, Rick. Film genre, London: British Film Institute, 1999.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BAMBA, Mahomed. Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática, Crítica cultural, v.8, n.2, jul.-dez 2013, 219-237.
CARVALHO, Márcia. O rock desligado de Lóki, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp. 75-99.
______________ A biografia cantada de A música segundo Tom Jobim In: Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos, Salavdor: Edufba, 2015, pp.121-132.
DOS SANTOS, Nelson Pereira; JOBIM, Dora. [HDCam]. A música segundo Tom Jobim. Produção de Marcia Pereira dos Santos, Maurício Andrade Ramos e Rodrigo Saturnino. Rio de Janeiro, 2011. 88m. color. son.
FARIA JR., Miguel. Chico: artista brasileiro. Produção de Miguel Faria Jr. Rio de Janeiro, 2015. 110 min. cor. son.
LIMA, Cristiane. Música em cena: à escuta do documentário musical brasileiro, tese apresentada ao Programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.
MAIA, Guilherme. Aspectos da música no documentário brasileiro contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.100-126.
MATOS JR., Décio. [35 mm]. Fabricando Tom Zé. Produção de Omar Jundi. Brasil, 2004. 85 min. cor. son.
ODIN, Roger. De la fiction, Bruxelas: De Boeck, 2000.
RAMOS, Luciano. Como explicar o ímpeto do documentário musical brasileiro? Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.127-150.
ROCHA, Eryck. [HD]. Jards. Produção de Eryck Rocha. Brasil, 2012. 93 min. cor. son.
SILVEIRA, Breno. [35 mm]. 2 Filhos De Francisco: A história de Zezé Di Camargo & Luciano. Produção de Pedro Buarque de Hollanda et al. Brasil, 2005. 127 min. cor. son.
_______________. [35 mm]. Gonzaga: de pai para filho. Produção de Cibele Santa Cruz. Brasil, 2012. 120 min. cor. son.
TAVARES, Denise. Subjetividades transbordantes: apontamentos sobre o documentário biográfico, memória e história, Doc On-line, n.15, dezembro 2013, pp. 111-131.
WERNECK, Sandra; CARVALHO, Walter. Cazuza: o tempo não pára. [35 mm] Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro, 2004. 90 min. cor. son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.