Narrativas do outro: imagens e mediações complexas em “Fuocoammare”

  • José Augusto Mendes Lobato Universidade de São Paulo (USP), Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Palavras-chave: Alteridade, representação, mediação, imagem complexa, documentário

Resumo

Este trabalho busca lançar uma abordagem crítica sobre obras audiovisuais centradas na alteridade, tomando, como objeto de estudo, o documentário Fogo no Mar (Fuocoammare, Gianfranco Rosi, 2016), e sua representação das interações entre os moradores da ilha italiana de Lampedusa e os refugiados do Norte da África e do Oriente Médio. Para isso, autores dos estudos sobre imagem, cinema, mídia e cultura e das ciências da linguagem são usados para compreender a mediação do outro operada a partir do testemunho, da construção de polos opositivos e de um regime de imagens pautado pela sensorialidade e pelo realismo

Biografia do Autor

José Augusto Mendes Lobato, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Universidade São Judas Tadeu (USJT)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), professor da Universidade Anhembi Morumbi e da Universidade São Judas Tadeu. Editor de conteúdo na consultoria Report Sustentabilidade. Membro do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (MidiAto), da ECA-USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia.

Referências

BARTHES, Roland. O efeito de realidade. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BUONANNO, M. Além da proximidade cultural: não contra a identidade, mas a favor da alteridade. In: LOPES, Maria Immacolata. (org.). Telenovela, internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.

CATALÀ, Josep María. La imagen compleja. Bellaterra: UAB, 2005.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes, 1993.

FOSTER. Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia: Ateliê, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Guaracira, 2001.

______. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editoras Apicuri/PUC-Rio, 2016.

JOHNSON, Victoria. Heartland TV: prime-time television and the struggle for national identity. New York City: NYU Press, 2008.

KAMPER, Dietmar. Imagem. In: WULF, Chistoph; BORSARI, A. (Orgs.). Cosmo, corpo, cultura. Milano: Mondadori, 2001.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, F. (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2005

SERELLE, Marcio. A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone. Matrizes, v.10, nº 2. São Paulo, 2016.

SILVERSTONE, Roger. Complicity and collusion in the mediation of everyday life. New Literary History, v. 33, n. 4, p. 761-780, 2002.

SOARES, Rosana de Lima. Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Revista Doc On-line. 2015, nº 18.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VIEIRA JR., Erly. Sobre a dimensão transcultural do realismo sensório no cinema mundial contemporânea. In: BRANDÃO, A.; CORSEUIL, A.; LIRA, R. (orgs.). Cinema, globalização, transculturalidade. Palhoça: Unisul/Socine, 2013.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado
2017-10-17
Seção
Artigos