Instagram como interface da comunicação móvel e ubíqua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.28017

Palavras-chave:

Instagram, Fotografia, Ubiquidade, Mobilidade, Presença

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a rede Instagram como um objeto de análise para categorias da comunicação móvel. Esta rede social digital disponibiliza diferentes ferramentas para a edição das imagens nela publicadas, além de recursos como marcação de pessoas e locais, permitindo inclusive o agrupamento de fotos por contextos. Usuários são levados a expor suas experiências de determinado local e contexto, através de seu ponto de vista. Por sua vez, os usuários seguidores verão a imagem através de suas experiências e principalmente pelo contexto possibilitado pelos filtros e edições disponíveis na própria interface gráfica do Instagram.

Biografia do Autor

Melissa Streck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUCRS.

Eduardo Campos Pellanda, PUCRS

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUCRS. Coordenador do UBILAB.

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Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Autor Convidado