Cinema e guerra: algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.27877

Palavras-chave:

cinema, guerra, documentário, ficção.

Resumo

O que se propõe aqui é estabelecer algumas relações de ordem estética e política entre duas formas de expressão humana: o cinema e a guerra. Embora a guerra esteja presente na história da humanidade desde o seu início e o cinema seja uma invenção relativamente recente, desde que o registro cinematográfico dos acontecimentos passou a existir estabeleceu-se uma relação permanente entre a cinematografia mundial e os conflitos bélicos, seja através de imagens documentais ou obras ficcionais que retratam esta atividade, que – ao que tudo indica – nos acompanhará enquanto nossa espécie habitar este planeta: a guerra.

Biografia do Autor

José Wenceslau Caminha Aguiar Junior, Escola Guignard - Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Linguagens Visuais - Escola de Belas Artes/UFRJ. Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Artes Plásticas - Escola de Belas Artes/UFMG. Leciona na Escola Guignard/UEMG. Professor visitante na Escola de Belas Artes da UFMG (2012-2013). Professor na Universidade Salgado de Oliveira (2004-2005). Artista multimídia e cineasta.

Referências

AGUIAR JUNIOR, José Wenceslau Caminha. Balés eróticos, balés mecânicos: as coreografias do império. E-COM, Belo Horizonte, v. 8, n.1, p. 01-11, 2015.

BAYNES, Ken. Arte y sociedad. Barcelona: Blume, 1976.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BIGRIOTSQUAD. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2016.

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer: on vision and modernity in the nineteenth century. Cambridge: MIT Press, 1990.

DVDBEAVER. Disponível em: <http://dvdbeaver.cofilm3/bluray_review56/wings_blu-ray.html>. Acesso em: 9 ago. 2016.

EXPRESS ELEVATOR TO HELL. Disponível em: <https://expresselevatortohell.com/2013/01/28/saving-private-

ryan-1998-review/>. Acesso em: 06 ago. 2016.

GRANIMAGINADOR. Disponível em: <http://granimaginador.es/2016/05/05levantar-se-en-armas/>.

Acesso em: 09 ago. 2016.

HUCHET, Stéphane. Do quadro ao cinema: a equivalência da arte e do mundo segundo Fernand Léger. Gávea, Rio de Janeiro, v. 11, n. 11, p. 203-215, abr. 1994.

KEYWORD-SUGGESTIONS. Disponível em: <http://www.keyword-suggestions.com/dGFudGVqdQ/>. Acesso em: 09 ago. 2016.

MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: SENAC São Paulo, UNESP, 2003.

MUBI. Disponível em: <https://mubi.com/films/cross-of-iron>. Acesso em: 06 ago. 2016.

PAGLIA, Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

PRAN, Dith. The sky was falling; Cambodia, 1970. The New York Times, 30 mar. 2003. Disponível em: < http://www.nytimes.com/2003/03/30/magazine/the-sky-was-

falling-cambodia-1970.html>. Acesso em: 06 ago. 2016.

TEATRO. In: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 2682.

UPHE. Disponível em: <https://uphe.com/movies/all-quiet-on-the-western-front>. Acesso em: 06 ago. 2016.

VIMEO. Disponível em: <http://vimeo.com/31907879>. Acesso em: 06 ago. 2016.

VIRILIO, Paul. Guerra e cinema. São Paulo: Página

Aberta, 1993.

YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IafQqbsht_g&list=PL3A787472E0BDD67F&index=20>. Acesso em: 7 ago. 2016.

Referências audiovisuais

ARMY, United States. CORPS, United States. NAVY, United States. HOLLINGSHEAD, Gordon. A batalha pelas Marianas (The battle for the Marianas). [Documentário]. Produção das Forças Armadas Norte-

americanas, direção de Gordon Hollingshead. 1944. P&B. Son. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qc6W1gLyqzY>. Acesso em: 17 fev. 2017.

BRYCE, Ian; GORDON, Mark; LEVINSOHN, Gary; SPIELBERG, Steven. O resgate do soldado Ryan (Saving private Ryan) [Filme]. Produção de Ian Bryce; Mark Gordon; Gary Levinsohn; Steven Spielberg, direção

de Steven Spielberg. USA, 1998, 2h49min. color. son.

COPPOLA, Francis. Apocalyse now. [Filme]. Produção e direção de Francis Coppola, USA, 1979, 2h33min. color. son.

EDELSTEIN, Neal; SERVAN-SCHREIBER, Fabienne; ANGELOPOULOS, Theodoros et al. Lumière e companhia (Lumière et compagnie). [Filme]. Produção de Neal Edelstein; Fabienne Servan – Schreiber, direção de Theodoros Angelopoulos et al. França, 1995, 1h28min. color, p&b. son.

FORRESTER, Jeff; KELLEY, Brian. A história do Oscar: os primeiros 50 anos (The academy award winners: the first 50 years). [Documentário]. Produção de Jeff Forrester e Brian Kelley, direção de Jeff Forrester. USA,

, 476min. color. son.

HARTWIG, Wolf C.; PECKINPAH, Sam. Cruz de ferro (Cross of iron). [Filme]. Produção de Wolf C. Hartwig, direção de Sam Peckinpah. UK, West Germany, 1977, 2h12min. color. Son.

HUBBARD, Lucien. Asas (Wings) [Filme]. Produção de Lucien Hubbard, direção de William A. Wellman. USA, 1927. 144min. p&b. mudo.

KUBRICK, Stanley. Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: how I learned to stop worring and love the bomb). [Filme]. Produção e direção de Stanley Kubrick. USA, UK, 1964, 1h35min. p&b. son.

LAEMMLE JR., Carl; MILESTONE, Lewis. Nada de novo no front (All quiet on the western front). [Filme]. Produção de Carl Laemmle Jr., direção de Lewis Milestone.USA, 1930, 2h16min. p&b. mudo.

PUTTNAM, David; JOFFÉ, Roland. Os gritos do silêncio (The killing fields). [Filme]. Produção de David Puttnam; Direção de Roland Joffé. UK, 1984, 2h21min. color. son.

RIEFENSTAHL, Leni. O triunfo da vontade (Triumph des willens). [Documentário]. Produção e direção: de Leni Riefenstahl. Alemanha, 1935, 1h54min. p&b. son.

WHITTLESEY, Rob. Mt. Pinatubo explosion at Clark Air Base, Philippines. Part 2. In: In the path of a killer volcano. [Documentário]. Direção de Rob Whittlesey. 1993. color. son. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PvpBbiCG-7s>. Acesso em: 06

ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos