Funny Ha Ha: causalidades fragmentadas

Autores

  • Luiz Otávio Vieira Pereira UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos Pernisa Júnior UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.26218

Resumo

O objetivo do artigo é o de realizar uma análise do filme Funny Ha Ha (2002), dirigido por Andrew Bujalski e responsável por inaugurar o movimento mumblecore nos EUA, cuja diegese extrai sua verdade de uma imagem incompleta, de uma temática que não se revela e de um gênero que, a todo o momento, se esconde. Nesse sentido, tendo em vista a articulação do real em Hal Foster e os regimes de identificação da arte propostos por Jacques Rancière, a ideia do estudo é reconhecer nos tempos mortos construídos por Bujalski a noção traumática da incomunicabilidade e ao mesmo tempo entender a desconstrução narrativa que valoriza o fragmento em detrimento de qualquer hierarquia representacional.

Biografia do Autor

Luiz Otávio Vieira Pereira, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Comunicação Social também pela UFJF (2007). Pós-graduado no curso de Especialização em Comunicação Empresarial, investigou na conclusão do programa a influência do marketing e da comunicação na Hollywood dos anos 1960\1970. Possui experiência na área de Assessoria de Imprensa e, atualmente, pesquisa o audiovisual e a influência das bases tecnológicas na constituição da imagem cinematográfica.

Carlos Pernisa Júnior, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor permanente da Universidade Federal de Juiz de Fora e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cinema, jornalismo, tecnologias da informação e da comunicação e imagem.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução: Mário Laranjeira. São Paulo: Cultrix, 2004.

BAZIN, Andre. O cinema: ensaios. Tradução: Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.

COUVERING, Alicia Van. What I meant to say. Filmmaker Magazine, 2007. Disponível em: <http://filmmakermagazine.com/archives/issues/spring2007/features/mumblecore.php>. Acesso em: 19 ago. 2016.

FOSTER, Hal. O retorno do real. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 6, v. 1, n. 8, p. 164-186, jul. 2005.

TAUBIN, Amy. Mumblecore: all talk? Film Comment, 2007. Disponível em: <http://www.filmcomment.com/article/all-talk-mumblecore/>. Acesso em: 19 ago. 2016.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e Política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2005.

______. O efeito de realidade e a política da ficção. Revista Novos Estudos, São Paulo, ed. 86, p. 75-90, mar. 2010.

Referências audiovisuais

BUJALSKI, Andrew. Funny ha ha. [Filme-vídeo]. Produção de Ethan Vogt, direção de Andrew Bujalski. EUA, Fox Lorber Studio, 2002. 89 min. DVD. color. son.

______. Mutual appreciation. [Filme-vídeo]. Produção de Morgan Faust, Dia Sokol e Ethan Vogt, direção de Andrew Bujalski. EUA, Mutual Appreciation LLC, 2005, 109 min. DVD. P&B. Son.

KATZ, Aaron. Quiet City. [Filme-vídeo]. Produção de Brendan McFadden e Ben Stambler, direção de Aaron Katz. EUA, Benten Films, 2007, 78 min. DVD. Color. Son.

LINKLATER, Richard. Slacker. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Richard Linklater. EUA, Detour Film Production, 1991. 100 min. DVD. Color. Son.

SWANBERG, Joe. Kissing on the mouth. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Joe Swanberg. EUA, Heretic Films, 2005. 78 min. DVD. color. son.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos