Pedaços de maus caminhos: o belo e o grotesco nas representações das cidades no telejornalismo brasileiro

Autores

  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Simone Antoniaci Tuzzo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25850

Palavras-chave:

Televisão, jornalismo, telejornal, Muniz Sodré, grotesco

Resumo

A base teórica para reflexão neste trabalho diz respeito às rotinas produtivas, a questão dos valores notícias e ao conceito de ethos escatológico da cultura, desenvolvido pelo pensador Muniz Sodré, buscando entender o modo que as representações do grotesco se impõem como um modelo estético presente no telejornalismo. Neste princípio, esta pesquisa busca contrapor dois conteúdos exibidos no telejornal Bom Dia Brasil, em duas sextas-feiras consecutivas, mas cujo conteúdo difere não apenas nos aspectos relativos a sua seleção – valores notícias – mas também na forma pela qual retratam o espaço urbano. Observa-se que o telejornalismo cria um mapa urbano diferenciado, a cidade acolhedora, da classe média alta e das belas paisagens, e a cidade não acolhedora, dos pobres e desvalidos, colocando em questão o próprio conceito de cidadania.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharel em jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás- UFG - Brasil. Autora e organizadora de diversos livros na área de Comunicação Social.

Simone Antoniaci Tuzzo

Pós-Doutora e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Mestre e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Coordenadora do Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing e Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás - UFG.  Editora da Revista Comunicação e Informação - PPGCOM - UFG. Coordenadora do Laboratório de Leitura Crítica da Mídia da UFG - Brasil. Autora e organizadora de diversos livros na área de Comunicação Social.

Referências

BAHIA, Juarez. Jornal História e Técnica: História da Imprensa Brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1990.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Universidade de Brasília, 1993.

ECO, Umberto. El signo. Barcelona. Editorial Labor, 1980.

ECO, Umberto. História da Feiúra. Rio de Janeiro. Record, 2007.

FREUD, Sigmund. O estranho. Rio de Janeiro: Imago, 1976. Edição Standard Brasileira, v. XVII, p. 275-314.

KANT, Immanuel. Crítica do juízo. São Paulo, Abril Cultural, 1980.

HUGO, Victor. Do Sublime e do Grotesco. São Paulo: Perspectiva, 1988.

Jornal Bom Dia Brasil, 22 de abril de 2016. Engenheiros apontam falhas graves em ciclovia que desabou no Rio. Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia brasil/videos/t/edicoes/v/engenheiros-apontam-falhas-graves-em-ciclovia-que-desabou-no-rio/4973816/>. Acesso em: 12 mai. 2016.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PENA, Felipe. Teorias do jornalismo. 2º. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

SABATINI COLETTI Il Sabatini-Coletti: dizionario della lingua italiana, Milano: Rizzoli Larousse, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M.. Testemunho e a Política da Memória: O Tempo depois das Catástrofes. In: Projeto História, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, no. 30, Guerra, Império e Revolução, pp. 31-78, jun. 2005.

SILVA, Marconi Oliveira da. O mundo dos fatos e a estrutura da linguagem - a notícia jornalística na perspectiva de Wittgenstein. Porto Alegre: Edipucrs, 1998. 173p. (Coleção Filosofia 67)

PARK, R. E. Um roteiro de investigação sobre a cidade. In: VELHO, G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensaciolnalismo popular. In CHARNEY, Leo; SCHAWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac &Naify, 2001.

SODRÉ, Muniz. A Comunicação do Grotesco: Introdução à Cultura de Massa no Brasil. 3ed. Petrópolis: Vozes, 1973.

SODRÉ, Muniz. Entrevista com Muniz Sodré (JB). Imprensa em15/07/2002. Disponível em: <http://www.editorasulina.com.br/noticias_det_2.php?id=25>. Acesso em: 15 abr. 2016.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

SODRÉ, Muniz; PAIVA Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009

TUCHMAN, Gaye. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1999.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Autor Convidado