As transmissões esportivas e o papel da TV Pública no país: uma análise a partir dos casos da TV Cultura e da TV Brasil

Autores

  • Priscila Eugenia Cestari Universidade Nove de Julho - Uninove http://lattes.cnpq.br/1298471031738260
  • Ary José Rocco Jr Universidade de São Paulo (USP) http://lattes.cnpq.br/6368172108000961

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25645

Palavras-chave:

Esporte, TV pública, TV Cultura, TV Brasil

Resumo

Mais de seis décadas após o surgimento da TV no Brasil, o futebol segue como a modalidade esportiva que mais conta com tempo de exposição na TV, seja ela aberta ou fechada. Os principais campeonatos de futebol são transmitidos por empresas privadas, que compram os direitos de transmissão em troca de retorno financeiro e de audiência. Enquanto isso, a TV Pública surge como alternativa às emissoras comerciais para a transmissão de eventos esportivos que não tem espaço na mídia comercial. Esse artigo tem como objetivo descrever e analisar as experiências de emissoras de caráter público como a TV Cultura-SP e a TV Brasil a partir da inclusão de programas e transmissões esportivas na grade de programação.

Biografia do Autor

Priscila Eugenia Cestari, Universidade Nove de Julho - Uninove http://lattes.cnpq.br/1298471031738260

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional em Administração: Gestão do Esporte (MPA-GE) da Universidade Nove de Julho 

Pós-Graduada em Jornalismo Esportivo e Gestão do Esporte - FMU/FIAM-FAAM

Gradução em Comunicação Social:Radialismo - Unesp/Bauru-SP

 

Ary José Rocco Jr, Universidade de São Paulo (USP) http://lattes.cnpq.br/6368172108000961

Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP).

Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP 

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Dossiê TV Pública