Aperipê TV: a emissora pública e o jornalismo público em questão no estado de Sergipe

Autores

  • Fernando Moreira de Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Vitor Curvelo Fontes Belém Universidade Federal do Maranhão / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Livia Lívia Cirne de Azevêdo Pereira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25642

Palavras-chave:

Telejornalismo, jornalismo público, TV pública, Conexão Aperipê

Resumo

Este trabalho analisa o emprego dos conceitos de jornalismo público (JP) no telejornal Conexão Aperipê, exibido pela Aperipê TV, emissora estatal do Governo do Estado de Sergipe. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo, com a finalidade de compreender a prática do jornalismo público no âmbito do telejornalismo local, tendo em conta as potencialidades da prática como ferramenta de fortalecimento da cidadania. A pesquisa apresenta uma breve perspectiva histórica em torno do conceito e o situa no debate conflituoso dos modelos de televisão pública no Brasil. Os resultados mostram que o jornalismo público é uma prática muito distante do telejornalismo da emissora em questão.

Biografia do Autor

Fernando Moreira de Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduado em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduando em Ciências Sociais na mesma instituição.

Vitor Curvelo Fontes Belém, Universidade Federal do Maranhão / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Comunicação e Mídias Digitais pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe e graduado em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Universidade Tiradentes. Atualmente é Professor Assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, onde atua como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e é vice-coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (PósAscom). Líder do Grupo de Estudos em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU) do CCSST/UFMA. Integrante da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Telejor).

Livia Lívia Cirne de Azevêdo Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação pela UFPE, com estágio sanduíche no Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, da Universidade de Aveiro (Portugal). Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB. Tem graduação em Jornalismo pela UFPB e em Sistemas de Telecomunicações pelo IFPB. Atualmente é professora efetiva do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão, coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria em Comunicação Empresarial e Institucional e professora da pós-graduação de Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estácio, Unidade Paraíba (João Pessoa). É líder do Grupo de Estudos em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU) - UFMA. Integrante da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Telejor).

Referências

BARROS, Luís Gustavo Martins. O Jornalismo Público praticado pelo programa Cidades e Soluções. 2009. 115 f. Monografia (Especialização). Instituto de Educação Superior de Brasília-IESB, Brasília, 2009.

BUCCI, E. É possível fazer televisão pública no Brasil?. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 88, pp. 5-18, 2010. https:/doi.org/10.1590/S0101-33002010000300001

BUCCI, Eugênio. Em Brasília 19 horas. A guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro: Record, 2008.

CASTILHO, Carlos. Jornalismo Público. 1997. Instituto Gutenberg. Boletim nº 15, maio-junho 1997. Disponível em: <http://www.igutenberg.org/casti15.html>. Acesso em: 13 nov. 2014.

FERREIRA, Vânia. Impressões sobre Jornalismo Público. In: PRADO, Mônica (Org). Coletânea Pública: Práticas de comunicação Pública em Brasília. Brasília: Entreposto Acadêmico e DCE – UniCEUB, 2008, pp. 17-24.

GARCIA, M. Tereza. Proposta de Jornalismo Público da TV Cultura: o que há de novo nas pautas e produção do telejornal?. 216 f. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In LAGO, Claúdia; BENETTI, Marcia. (orgs.) Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

LEAL FILHO, L.. A melhor TV do mundo. O modelo britânico de televisão. 1. ed. São Paulo: Summus Editora, 1997.

MORAES, B.S. Jornalismo Público: um olhar sobre o Repórter Brasil. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília. Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

NAZARENO, Claudio. A implantação da TV pública no Brasil. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 2007.

PESSONI, Arquimedes. Jornalismo público americano: o leitor como cidadão. Revista IMES. Comunicação, São Caetano do Sul, v. 10, jan-jun, p. 58-68, 2005.

ROTHBERG, Danilo. Jornalismo Público: informação, cidadania e televisão. São Paulo: Editora Unesp, 2011. SANTOS, Luciano Correia dos. TV Caju e TV Cidade: o conteúdo local no mercado de TV por assinatura em Aracaju. São Cristóvão: Editora UFS, 2011.

SILVA, Luiz Martins da. Jornalismo Público: o social como valor-notícia. In: Luiz Martins (Org.) Jornalismo Público. Brasília-DF: Casa das Musas. Coleção Textos em Comunicação. Ano II, vol. II, n 5, 2004.

SILVA S., Sivaldo. Dimensões estruturais da mídia pública no Brasil: Análise comparativa de indicadores-chaves em organizações de radiodifusão. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 1, 2013. pp. 47-60.

TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação do Brasil. In: Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.

Referências Audiovisuais

CONEXÃO APERIPÊ. Aracaju: Aperipê TV, 2 de dezembro de 2014. Programa de TV.

CONEXÃO APERIPÊ. Aracaju: Aperipê TV, 10 de dezembro de 2014. Programa de TV.

CONEXÃO APERIPÊ. Aracaju: Aperipê TV, 18 de dezembro de 2014. Programa de TV.

CONEXÃO APERIPÊ. Aracaju: Aperipê TV, 26 de dezembro de 2014. Programa de TV.

CONEXÃO APERIPÊ. Aracaju: Aperipê TV, 29 de dezembro de 2014. Programa de TV.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Dossiê TV Pública